domingo, 18 de setembro de 2011

Harmonização Brisante


Eisenbahn Lust Prestige com Peras ao Vinho
Desde que vi esta idéia, no blog do Edu Passarelli, imaginei-a como algo para se comer refletindo, com bastante calma, após um bom jantar, num belo lugar,  com uma boa vista e muito bem acompanhado. Talvez isso se deve ao fato dos aromas exalados pelos componentes da refeição, serem muito frutados, adocicados e,  que te relaxam e acalmam.
Talvez por se encontrarem contrastes tão legais, como o quente da pêra e da calda com o gelado da cerveja e do sorvete, a maciez da pêra cozida que derrete na boca com a calda e a solidez do sorvete de creme. Tudo isso se desfaz numa complexidade de sabores. E então o líquido e o corpo da Prestige, uma santidade de cerveja, maravilhosa, complexa, equilibrada, saborosíssima, luxuosa, efervescente, borbulhante e espetacular!
Muito importante nesse prato é a apresentação dos componentes. A garrafa da Lust fala por si só, mas quanto derramada em um copo do tipo flute, produzindo seu creme espesso e denso, tudo fica melhor ainda. Capriche também na decoração da sobremesa.
Peras ao Vinho: (para duas pessoas)
·         2 peras descascadas
·         Meio litro de água
·         1 xícara de açúcar
Dilua o açúcar na água e cozinhe as peras até que fiquem bem macias. Vá espetando com um palito para sentir a maciez. Retire as peras e reserve.
Calda:

·         350 ml de vinho branco levemente doce
·         1 semente de cardamomo
·         1 aniz estrelado
·         50 g de açúcar
Dilua o açúcar no vinho e leve ao fogo com as especiarias. Espere engrossar e reserve.
Coloque as peras na calda e cozinhe mais um pouco, apenas para pegar bem o sabor.
Sirva acompanhado de sorvete de creme.
A interação é equilibrada. A cerveja se sobressai apenas um pouco, e seu retro gosto perdura por mais tempo, devido a sua altíssima carbonatação. Mas ela realça e muito os sabores frutados e adocicados do alimento. Além de adicionar um leve amargor ao conjunto que contrasta bem com a doçura. Os condimentos também conversam muito bem, aparecendo mais levemente no paladar em geral.
Muito simples e sedutor. Além de delicioso.
Saúde!

Um comentário:

  1. João Gabriel, estava passeando pela internet e por acaso descobri seu blog. Você faz parte da Acerva Paulista? Sou de Santo André e cervejeiro caseiro. Achei muito bacana suas postagens. Entre em contato, ficarei feliz em lhe enviar alguma amostra das nossas Cervejas. Abraços!
    Nunes & Levy
    nunes_e_levy@hotmail.com

    ResponderExcluir