quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Harmonização "Ábrasileirada"


Baden Baden 1999 com Saltimbocca
Tradicional prato italiano de uma das cozinhas mais respeitadas do mundo. Para acompanhar, um saboroso Penne regado com molho da própria carne, muito cremoso, e para completar, alho laminado torradinho!
Saltimbocca consiste numa carne acrescida de presunto cru italiano e sálvia, selada na manteiga e marinada/cozinhada em vinho ou outra bebida. A versão que fiz está mais para saltimbocca a lá romana, onde se pode usar presunto normal no lugar do de Parma.
Mas resolvi fazer a Saltimbocca a lá Brasiliensis mesmo, recheando os bifes com bacon defumado cortado bem fino, uma fatia fina de presunto e a sálvia. Não fiz marinada, ao invés disso, utilizei cerveja para cozinhar! Use a carne de sua preferência, mas aconselho filé mignon, alcatra ou contra filé. Peça para o açougueiro cortar em escalopes.
Saltimbocca – Ingredientes: (para 4 pessoas)

·         8 escalopes de carne (se o escalope for muito grande, pode fazer apenas 4)
·         8 fatias finas de bacon
·         8 fatias finas de presunto
·         8 folhas grandes de sálvia
·         Manteiga para selar
·         300 ml de cerveja lager clara
·         Sal e pimenta do reino a gosto
·         10 dentes de alho em lâminas
·         Palito de dente
·         300 a 350 gramas de Penne (ou outro macarrone de sua preferência)
·         2 litros de água
Preparo:
Frite as lâminas de alho no óleo e reserve. Analise os escalopes. Se estiverem muito grandes, achate-os com um martelo. Tempere com sal e pimenta a gosto, cuidado com o sal, pois o presunto já é salgado. Disponha sobre eles uma fatia de bacon, uma de presunto e uma folha de sálvia (ela é forte, não exagere). Ferva os 2 litros de água com sal para cozinhar o macarrão. Adicione a massa quando a água estiver fervendo. Sele as saltimboccas na manteiga, em todos os lados numa frigideira alta ou em uma panela.  Adicione a cerveja até quase cobrir, complete com água se necessário. Acerte os temperos e cozinhe por cerca de 5 a 7 minutos. Quando o penne estiver “al dente” escorra-o e adicione-o junto à carne. Mexa bem para o penne pegar o sabor do caldo. Em uma travessa coloque o macarrão, as saltimboccas no centro e regue o molho por cima de tudo. Distribua o alho torrado por cima e sirva acompanhado de um bom azeite.
Para acompanhar escolhi a Baden Baden 1999, cerveja da escola Inglesa que muito me agrada. Apresenta um bom equilíbrio de malte e lúpulo. Sabores adocicados e frutados. O adocicado faz bom contraponto com a carne salgada pelo presunto e também realça muito os sabores naturais do alimento. Senti um gosto meio mineral que ficou muito valorizado após a ação da cerveja. Bem legal. O amargor final ajuda a cortar a gordura do bacon defumado que está ali para adicionar suculência a carne. O alho também ajudou muito. Além de adicionar uma textura crocante. Realçou o sabor dos maltes caramelizados presentes na cerveja.
Um prato delicioso.
Salute!

Nenhum comentário:

Postar um comentário