quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Harmonização Honrosa

Fuller´s 1845 com Trança de Filé e Batatas Duchese

Carne vermelha envolta em presunto defumado com batatas servidas em cima de uma tábua de madeira, acompanhada de uma cerveja envelhecida remete apenas a um lugar no mundo. Inglaterra!
Essa harmonização é maravilhosa. A fuller´s 1845, apesar de ser uma Old Ale, creio ser uma breja bem direta, com sabores adocicados e frutados em primeiro plano seguido de um leve toque de nozes. Isso a torna de fácil harmonização.
A 1845 foi elaborada para comemoração do centenário da cervejaria. Presto minha homenagem a eles harmonizando-a, já que sou fã declarado dos seus produtos.
O prato escolhido é perfeito, pois tem a carne que devido ao presunto ganha um caráter mais salgado (contraste) e as batatas duchese são mais adocicadas (semelhança). Essa preparação consiste em um purê de batatas temperado, com gemas que são colocadas em saco de confeitar e terminadas no forno. Ficam crocantes por fora e cremosas por dentro. Como o filé mignon é pouco gorduroso, não é problema a cerveja não apresentar um amargor forte ou carbonatação alta.
A apresentação lembra uma ilha.

Os elementos interagem muito bem, sendo que no final, fica na boca  um paladar suave com bom equilíbrio entre o doce e o salgado. A cerveja também realça a noz-moscada. Talvez pelas leves notas amendoadas que ela apresenta. Esse condimento, quando bem utilizado pode fazer toda a diferença em uma refeição.
Ingredientes:
·         Filé Mignon
·         Presunto de Parma
·         Um dente de alho picado finamente
·         Manjericão, tomilho e alecrim, finamente picados
·         Azeite para selar a carne
·         Pimenta do Reino moída na hora
Preparo: Corte o filé em tiras. Tempere-as com o alho, o sal, as ervas e a pimenta. Não tempere demais, pois o presunto já adiciona muito sabor. Enrole as fatias do presunto na carne, cobrindo-a por inteira. Monte tranças com as tiras. Aqueça bem o azeite em uma frigideira e sele a trança em todos os lados. Leve ao forno pré-aquecido (200graus). O tempo irá depender da espessura das tranças. Se forem finas, cerca de 7 a 9 minutos é suficiente.
Batatas Duchese:
·         400g de batatas (duas batatas grandes)
·         70g de manteiga
·         2gemas batidas (reserve um pouco para pincelar)
·         Noz Moscada ralada na hora
·         Sal e pimenta moída na hora a gosto
·         Sacos de guardar alimento
·         Assadeira untada com manteiga
Preparo: Descasque as batatas e divida-as em pedaços. Cozinhe-as na água com sal até que fiquem bem macias. Escorra e volte para a panela de cozimento que ainda deve estar quente, amasse-as com um garfo e adicione as gemas batidas, reservando um pouco e a manteiga. Misture bem e tempere com o sal, a pimenta e a noz. Transfira para um saco plástico, aqueles de guardar alimentos e junte tudo em um canto do saco. Faça um corte na ponta com a faca e molde o purê na forma que preferir diretamente na assadeira untada com manteiga. Pincele o resto das gemas por cima para dar cor e leve ao forno pré-aquecido (200º) até que dourem (cerca de 25 a 30 minutos).
Sirva acompanhado de folhas verdes e tomate.
Um prato delicioso e que é bem divertido de se fazer, além de não levar muito tempo.
Enjoy your meal!

God Save The Queen!

Nenhum comentário:

Postar um comentário