domingo, 25 de setembro de 2011

Quinta do Portuga


“Bolinho é uma ova!”

O antigo Flor da Benedetti. Agora com a cara e nome novos . Reinaugurado após longa reforma que  torturou duramenteos clientes. É meu porto seguro em Santo André. Quantas vezes me encontrei sem rumo e acabei terminando a noite lá “no batata” (logo saberão o porquê do apelido).
Descobri o boteco no final de 2009, quando ainda era comandado pelo saudoso português, um senhor com bigodão na cara. Tipo de pessoa que apenas de bater os olhos sabemos que devia ter um coração imenso. Devia, porque infelizmente ele viajou fora do combinado, coisas da vida que nunca entenderemos. Mas durante seu reinado o portuga muito fez pela sua amada Flor, e chegou inclusive a ganhar o prêmio “Melhor comida de boteco” da Revista Veja.
Experimentei todos os tipos de iguarias por lá, iscas de bacalhau, pastéis, cremes, porções diversas, croquetes e as famosas batatas ao murro, a especialidade da casa. Sempre acompanhado da Seleta, Heineken e excelentes amigos. No tempo do portuga, a conta era acertada na ponta da caneta, um barato. Ele vinha à sua mesa e perguntava: “o que que foi hoje?” Era dose lembrar de tudo, tantas doses de seleta, tantas cervejas, as comidas nem se fala.

É croquete, não bolinho!

Após o seu falecimento, o filho José Demetrio assumiu o posto e manteve a casa aberta por mais um tempo antes da longa reforma.
Demetrio, antenado no crescimento que a cultura cervejeira tomou no último ano, não perdeu tempo e para minha alegria, ao voltar na agora Quinta do Portuga, encontrei Colorados, Bambergs, Gottlchs, erdingers  e até uma Freguesia Stout do mestre-cervejeiro Marco,dono do Bar do Freguês.
A casa agora está mais organizada, e manteve o charme de antigamente. As mesinhas na rua continuam presentes e graças a Deus ainda podemos comer uma batata de pepperoni ou bacalhau com uma brisa no rosto. Sensação que me faz sorrir apenas de lembrar. O ambiente é bem decorado, com objetos tipicamente portugueses que remetem às cidades mais famosas dos nossos colonizadores.


Tudo lá é feito com muita paixão, calma e carinho. Você percebe na atitude dos atendentes e do próprio Demétrio. Um acontecimento legal ocorreu quando eu pedi uma Bamberg München. Ele veio servi-la na minha mesa e me disse: “João acho que a temperatura está muito baixa, posso te servir mais tarde?” Achei sensacional tamanha preocupação. Já estive em muitos restaurantes renomados por aí que estragaram cervejas boas por servi-las demasiadamente gelada.

As iguarias são todas excelentes, mas as batatas ao murro merecem um destaque especial. São simplesmente fantásticas, o melhor prato com base de batatas que conheço. Existem cinco sabores: Bacalhau, Jabá, Calabresa, Berinjela e Pepperoni. Em minha última passada por lá queria harmonizar uma de Pepperoni, por ser levemente picante, com a respeitosa Colorado Indica, mas infelizmente o sabor desejado estava em falta. Troquei por uma de Berinjela e ficou muito bom também. Estava com um pé atrás, com medo de que a cerveja encobrisse o sabor delicado das batatas e do vegetal, mas a bendita é muito bem temperada, com ervas, queijo, tomates, páprica talvez. Seu sabor é bem intenso. E o leve amargor das berinjelas encontrou um bom papo na IPA!

Em outra oportunidade, deliciei-me com uma de Pepperoni, para acompanhar dessa vez escolhi a Bamberg Alt e suas notas doces, tostadas e frutadas. O final seco deixa cada nova garfada inovadora! Sensacional.



Tipo de lugar que eu recomendo com prazer, sem medo de me arrepender.
Só um adendo, não chame o croquete de bolinho. Você pode pagar caro por isso.
Um abraço a todo o pessoal lá da Quinta do Portuga. Não vejo a hora de voltar novamente.
Saúde!

http://www.quintadoportuga.com/

Um comentário:

  1. João, adorei ler o post, a ultima vez em q fui no portuga foi na semana da morte do mesmo, depois disto nunca mais fui ao bar. Acho q completa um ano esse mês. Eu adorava de paixão este lugar, ficava horas e horas comendo os bolinhos e tomando uma breja. O unico problema eh q na epoca ele nao aceitava cartao, a ultima vez em q fui ele ja aceitava. Fiquei contente em saber q ele serve bamberg, amo essa breja, e arrumei uma desculpa pra passar lá na proxima semana. Vlw pelo post

    ResponderExcluir