Eisenbahn Kölsch com Farfalle ao Molho Branco Cítrico
Harmonização versátil, atende muito bem tanto a um almoço quanto a uma jantinha, para dias frios ou quentes, sozinho ou acompanhado. Ela não faz feio.
A razão disso é o estilo Kölsch que integra o grupo Hybrid Beer (cervejas híbridas). O nome deve-se ao fato dos ingredientes ou processo de produção não obedecerem rigorosamente às características das cervejas Lagers nem Ale. O light hybrid beer compreende as cervejas mais claras, enquanto que o amber hybrid beer, as mais escuras.
As Kôlsch são louras como as Pilsens, mas tem sabor mais voltado para uma Ale. O nome vem da cidade de Köln (Colônia) na Alemanha. É um nome protegido, e apenas cerca de vinte cervejarias locais podem usá-lo.
A Eisenbahn Kölsch é uma bela cerveja, com bom custo-benefício e muito caráter. Tem sabor de malte que lembra pão e uma boa presença de frutado, o final é seco, levemente ácido e sulfuroso. No aroma o caráter sulfuroso é muito interessante e é acompanhado de um cítrico bem presente.
Para harmonizar decidi ir pela semelhança e tentei valorizar esse caráter cítrico. Tomei como idéia uma receita de risoto de limão, mas troquei o arroz pelo farfalle, um macarrão italiano que lembra uma gravatinha. O resultado foi incrível, um prato muito saboroso, explosivo no aroma e leve, que combinou espetacularmente com a cerveja.
· 400 gramas de farfalle
· 50 ml de azeite de oliva
· 2 dentes de alho finamente picados
· 150 ml creme de leite fresco
· 100 ml suco de limão siciliano (o tahiti é mais forte, se quiser usar, use menos)
· 100 ml de caldo de legumes
· 1 ramo de manjericão picado
· 100 gramas de parmesão em lâminas finas
· Sal e pimenta-do-reino Branca
Ferva 3 litros de água com sal. Cozinhe a massa até ficar “al dente”. Escorra e troque de recipiente para interromper a cocção.
Em uma frigideira funda, aqueça o azeite e refogue o alho. Adicione o caldo de legumes e deixe reduzir um pouco. Acrescente o creme de leite e o manjericão, agora, aos poucos vá adicionando o suco de limão e experimentando para ver. A idéia e dar um leve toque cítrico, mas esse sabor não pode sobrepor o prato, se não ele fica enjoativo. Deixe reduzir e engrossar. Acerte o sal e a pimenta.
Coloque o macarrão na frigideira e salteie um pouco, fazendo o molho cubrir o macarrão. Sirva com lâminas de parmesão e um bom pão.
A harmonização é diferente, maravilhosa e certamente irá marcá-lo. Sentimos um sabor no fim da refeição que não imaginamos senti-lo no inicio. A cerveja vai acompanha a comida de forma bem leve, ela não interferindo no conjunto, apenas ajusta tudo nos seus lugares e realça quem merece. Seu malte com caráter de pão e leve frutado contribui com tudo.
Bom Apetite!
Saúde!
Nenhum comentário:
Postar um comentário