sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Harmonizações Nacionais



O Panela torna-se patriota. 

Começa aqui uma série de harmonizações envolvendo apenas cervejas e pratos nacionais. Mas não quaisquer pratos. Apresentaremos somente pratos tradicionais da cultura do nosso povo e das nossas raízes.

A viagem para os Estados Unidos mudou um pouco alguns conceitos que tinha de gastronomia. Após ver quanto os americanos acreditam e incentivam seus próprios produtos e ver aonde eles chegaram fazendo isso, me senti tentado a fazer o mesmo aqui, mas sem hipocrisia. A verdade é que temos ingredientes, pratos e cervejas de extrema qualidade e não damos muito valor a isso. Sempre achamos que o que vem de fora é melhor sem ao menos comparar as situações. 

Temos que ser mais patrióticos com o consumo cervejeiro. Investindo e apoiando os produtos nacionais e os cervejeiros caseiros. 

Desse modo, conseguiremos, quem sabe, difundir melhor o sabor da verdadeira cerveja e a real complexidade que esse mundo maravilhoso oferece. E assim, poderemos ter um dia bares  por aqui com quarenta cervejas na pressão, sendo que dessas, poucas estrangeiras.

Quanto aos pratos, não há melhor maneira de se conhecer a cultura de um país do que através de sua gastronomia. Logo, minha intenção aqui é dar mais valor a “mandioca” e deixar o “foie grãs” um pouco de lado.

Andei pesquisando muitos pratos típicos, o porquê de seus nomes e a origem de seu preparo. A tradição que se esconde por trás disso é algo que deve e merece ser compartilhado.

A verdade é que muitos deles foram esquecidos ou não são conhecidos fora do seu lugar de origem, isso é muito perigoso pois o prato ou a receita corre o risco de ser extinta, levando junto toda uma história e cultura por trás delas. Nas palavras de Gilberto Freyre:

“Quando uma receita tradicional está ameaçada não é apenas um prato que corre risco. É toda uma maneira de estar no mundo. Só os tolos acreditam que panelas contêm apenas ingredientes e temperos.”

Sou um ávido pesquisador e um incansável curioso em busca das melhores combinações gastronômicas e culturais do nosso país. Um verdadeiro gourmet historiador. Convido vocês a me ajudarem, qualquer história gastronômica que ouvirem quando forem viajar ou escutarem uma pessoa contar na rua me interessa. 

Você deve estar se perguntando: Se todo esse esforço, todo esse estudo, toda essa dedicação minha valem a pena. Harmonização realmente existe? Garanto que sim, de coração. Cerveja por si só pode ser maravilhoso. Muitos de nós podemos claramente  lembrar as melhores refeições que já tivemos. São momentos épicos em nossas vidas. Infelizmente hoje em dia temos poucos momentos assim. As refeições são rápidas e vemos a comida como combustível. Mesmo quando o alimento está gostoso, parece faltar algo. É aqui que entra a cerveja. Cerveja de verdade pode tornar um simples prato numa experiência inesquecível de sabores. Tão intensa, que fará com que você realmente queira prestar atenção no que está ocorrendo em seu paladar. Essa mínima atenção, tanto na cereja quanto no alimento será a diferença entre uma boa refeição e uma riquíssima em sabores. O resultado é uma vida melhor. Não estou brincando, a cerveja certa pode tornar um simples frango assado em uma carne espetacular.

Vamos juntos descobrir esse País novamente através de sua gastronomia. 



Saúde.

2 comentários:

  1. Grande João!!
    Excelente iniciativa, parabéns!!
    Abração und prost!
    Eduardo - Alenda Bier

    ResponderExcluir
  2. FODA!!!!

    Mestre!!!

    WAR SHOGUN!

    Felipe.

    ResponderExcluir