sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Harmonizações Nacionais



Bodebrown Wee Heavy com Galeto Al Primo Canto


Escrever esse texto me trouxe muitas alegrias. A primeira ao me remeter a um almoço maravilhoso com a minha família. A segunda por relembrar minha visita a Bodebrown e aos bons momentos vividos. E a terceira e mais importante, porque com esse texto pago uma dívida que tinha com meu amigo e confrade Fabrício, autor do blog Full Pint. A razão é que no primeiro ano de vida do seu blog, a cerveja Wee Heavy foi lançada em versão especial homenageando-o. O Fabrício resolveu então sortear cinco garrafas. Ao ganhar uma das benditas, eu e minha “incalável” boca, na empolgação do momento, prometeram uma harmonização especial com a cerveja. 


Vamos a ela então!

Logo do Blog no rótulo.

 A cerveja Wee Heavy, única nacional representante do estilo Strong Sccotish Ale, feita pela já renomada Cervejaria Bodebrown de Curitiba se encontra com o Rio Grande Do sul e um dos poucos pratos típicos que os imigrantes italianos conseguiram instituir por lá, o Galeto Al Primo Canto.
Conhecida nacionalmente como a terra do churrasco, que derivou de uma técnica Indígena misturada a uma influência espanhola, a culinária gaúcha também recebeu novos ares com a chegada dos imigrantes alemães e italianos.


 Grande parte dos habitantes da terra da massa foi destinada a viver nas terras mais altas, em cidades como Garibaldi e Bento Gonçalves. Eles receberam pequenos lotes de terra, onde plantavam milho, trigo e suas videiras. Faltava-lhes a proteína animal, como não tinham onde criá-los, a solução encontrada foi caçar passarinhos. Essa foi à origem de um ícone da cozinha da Serra Gaúcha: O Galeto Al Primo Canto. O nome se deve ao fato de o frango ser abatido ao dar o seu primeiro canto, entre o 25º e o 30º dia de sua vida.


Hoje há inúmeras “galeterias” espalhadas pelo sul, onde servem esse prato que surgiu de uma necessidade, acompanhado de espaguete ou talharim ao sugo e uma boa salada de almeirão.

A Wee Heavy é uma das melhores cervejas nacionais que degustei, não por acaso, ela foi medalha de ouro no Mondial de Lá Bierre 2011 em Montreal, Canadá. Simplesmente a competição mais renomada de cerveja do mundo. Essa cerveja, para mim, sintetiza tudo o que o malte pode oferecer a uma cerveja, as características adocicadas, tostadas, de turfa/defumadas e carameladas estão presentes.

O bacana é que a receita é de execução simples.


Galeto Al Primo Canto:


1 galeto por pessoa
·         4 galetos
·         3 dentes de alho
·         2 cebolas
·         3 colheres sopa de Sálvia
·         2 colheres sopa de Manjerona
·         1 xícara chá de vinho branco
·         Cerveja clara para cobrir
·         Pimenta do Reino e Sal a Gosto
·         Noz-Moscada a gosto (opcional)


                De véspera tempere cada galeto individualmente com sal e pimenta e pique todos os ingrediente grosseiramente (com exceção do galeto é claro). Coloque-os no liquidificador junto com o vinho e processe. Coloque os galetos em um recipiente e despeje a marinada por cima, cubra com cerveja e coloque na geladeira. No dia seguinte, transfira os galetos para uma assadeira untada com óleo e passe a marinada para uma panela. Regue o interior dos galetos com a marinada. Esquente a marinada. Asse-os em forno pré-aquecido a 180º graus por 40 min a uma hora, ou até que estejam dourados, sempre regando com a marinada para que não resseque.
Sirva o Galeto com Espaguete ou Talharim coberto com o molho sugo e uma boa salada de almeirão.



Optei pela Wee Heavy pelo ao fato de ter seu caráter principal definido pelo malte. O malte tostado tem sabores caramelizados e torrefados assim como a carne assada e a harmonização se dá por semelhança completa. A falta de amargor ou carbonatação não é um problema aqui, visto que o galeto por ser muito jovem, não desenvolve muita gordura. O molho de tomate ao ser cozinhado perde quase toda sua acidez excessiva e ganha doçura, o que também contribui para o conjunto.



Uma refeição típica do sul do país que é muito agradável, além de ser relativamente bem barata e diferente. Essa cerveja é obrigatória para qualquer fanático.
Então é isso, coloque uma boa Gauldéria para ouvir e divirta-se!




Saúde!

Um comentário:

  1. Grande honra João! Fora a água na boca que eu fico toda vez que leio! Obrigado!

    ResponderExcluir