quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Harmonizações Nacionais



Jambreiro Badil e Pernil de Cordeiro de Cabeceiras

Aí você pergunta. O que é cabeceiras?
Digo que é uma cidadezinha na Paraíba, lugar onde ocorre a grande Festa do Bode-Rei. Mas não fui pra lá sozinho, fui acompanhado, e muito bem por sinal, pela Cervejaria Jambreiro de Minas Gerais.
Segunda vez que a Jambreiro figura na série Harmonizações Nacionais, dessa vez com a Badil. Brown Ale criada em homenagem ao irmão do mestre-cervejeiro. Bem leve, com apenas 4,5% abv, tem boa presença de malte e lúpulo, pois leva três tipos de cada um na receita. Sabores caramelizados destacam-se, nos guiando na harmonização.
 A pequena cidade de Cabeceiras, de apenas 5 mil habitantes, no sertão do Cariri, apresenta algumas curiosidades: é o município com menor índice pluviométrico do Brasil. Foi palco da minissérie Auto da Compadecida, da Rede Globo. Cabaceiras abriga o maior rebanho caprino do Estado e, há 11 anos, promove a festa do Bode-Rei. Homenageando o Caprino há uma praça de alimentação na qual o turista pode ter uma amostra da gastronomia “bodistica”. Cabrito Assado, carne de sol de cabrito, linguiça e buchada estão entre os mais conhecidos. Mas há também pratos curisosos, como pizza de Bode e até o sanduíche McBode.
Esse Pernil é temperado à moda Nordestina diferenciando um pouco das preparações clássicas.
Pernil de Cordeiro:
·         1 Pernil de Cordeiro de 1,5 Kg
·         Pimenta-do-reino moída a gosto
·         1 e ½ xícara (chá) de vinho branco seco
·         3 folhas de louro
·         1 cebola piada
·         1 dente de alho amassado ou ralado
·         1 tomate cortado em pedaços
·         2 colheres sopa de polpa ou extrato de tomate
·         ½ colher de mostarda
·         1 colher sopa de mel
·         Sal a gosto
·         ½ xícara chá de manteiga de garrafa
·         Salsinha picada a gosto
Tempere o pernil com pimenta. Junte o vinho branco, as folhas de louro, a cebola, o tomate, o extrato de tomate e o molho de mostarda. Esfregue por todo o pernil revestindo-o. Deixe marinar por um dia na geladeira. Retire, coloque sal, cubra com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido em 180 graus por 15 min. Tire o alumínio, pincele o pernil com a manteiga de garrafa e leve de volta ao forno para dourar, regando sempre com a marinada para não ressecar. Pouco antes de servir retire do forno novamente, pincele o mel e volte para caramelizar. Retire, salpique a salsinha picada e sirva.

Um bom acompanhamento para aproveitar o forno são batatas assadas com alecrim.
A harmonização aqui está toda voltada para semelhança dos sabores provenientes da caramelização dos maltes e da carne no forno. Por isso é extremamente importante deixar a carne dourar bem por cima, para termos aquele sabor tostadinho que é tão querido. Se sobrar pernil e você quiser fazer o tal do MacBode, vá de Brown Ale novamente. Tomate, cebola,queijo e ervas também são bem vindos aqui graças as características herbais dos lúpulos.



Saúde!

4 comentários:

  1. Fantástico. Posso transcrever pro meu site (citando a fonte, claro)?

    ResponderExcluir
  2. Só pra corrigir,o nome certo da cidade é Cabaceiras!

    ResponderExcluir
  3. Renatão, obrigado pela correção confrade!

    Unknown, fique a vontade, apenas me passe o endereço do seu site para mim conhecer.

    um abraço!

    ResponderExcluir