terça-feira, 24 de abril de 2012

Baladin Open com Peixe Na Crosta de Sal Grosso



A Birra Baladin é uma cervejaria e brewpub Italiano, comandada por Teo Musso, que preza pela produção artesanal, minuciosa e até espiritual dos seus produtos. Musso coloca fones de ouvidos gigantes em seus fermentadores. Ele diz que o fermento curte ouvir música. Faz sentido, afinal, quem não curte?. Tem muito destaque numa terra que trás vinho a mente e por isso, vem conquistando admiradores em outros continentes também. A Open leva esse nome em razão da sua receita ser mostrada no site para qualquer homebrewer (cervejeiro caseiro) tentar reproduzir. Muito interessante.

No site da cervejaria, todas as cervejas recebem indicações de comidas para harmonizar, com exceção de uma. A própria Open. Segundo eles, essa cerveja é perfeita para acompanhar “pessoas” e não tem pretensão de ser harmonizada com alguma comida específica.

Pros diabos com isso. Realizei uma harmonização com ela que ficou muito bacana. Essa cerveja é realmente diferente, ela lembra uma IPA no aroma e uma Blond Ale no paladar, tem corpo, mas não é intensa, é leve e pouco amarga. Seu sabor é mais adocicado com um leve toque frutado. O que fiz foi tentar copiar essas qualidades em um prato.
Optei por um peixe na crosta de sal grosso que vai ao forno. Uma receita sensacional e suculenta, muito simples e de rápido preparo. Para acompanhar um vinagrete simples de mostarda.

Peixe na crosta de sal grosso:

•    1 Peixe inteiro com escamas e nadadeiras (pode ser: robalo, namorado, pargo, tainha)
•    Sal grosso (para não errar a quantia, utilize metade do peso do peixe. Para 1 quilo de peixe, 500 gramas de sal grosso)

Se quiser, coloque ervas no interior do peixe. Coloque-o em uma assadeira e contorne-o com o sal grosso. Retire o peixe e preencha com mais sal grosso. Disponha o peixe por cima da camada de sal grosso e coloque o resto do sal por cima até cobrir completamente (não precisa cobrir a cabeça e o rabo). O sal vai formar uma crosta que irá proteger o peixe no forno, deixando-o suculento. Asse por 20min a 200 gruas caso o peixe tenha 1 kg. Se tiver dois, deixe por 40 min. Ao retirar, quebre a crosta com uma colher e retire toda a pele, deixando apenas à carne a mostra. Sirva com o molho a seguir.

Peixe antes de ir ao forno.

Ao sair o sal se torna uma crosta, facilitando a remoção.

Apenas puxe a pele, ela sai inteirinha.


Vinagrete de mostarda:

•    6 colheres sopa de azeite
•    2 colheres sopa de vinagre
•    1 colher sopa de água
•    2 colheres sopa de mostarda dijon
•    2 colheres chá de mel
•    Sal e pimenta gosto

Misture todos os ingredientes com exceção do azeite em uma tigela. Adicione o azeite em 
fio batendo sempre com um fouet para emulsionar bem. Tempere a gosto.

Você vai viciar nessa receita, e o legal é que pode fazer vários molhos para servir.

A harmonização aqui acontece por semelhança, uma refeição leve. O adocicado da cerveja encontra bons resultados com a carne do peixe e o mel do vinagrete. O lado cítrico do molho também se atenua com a cerveja, deixando o sabor da mostarda mais evidente e persistente. Esse é controlado pelo leve amargor e carbonatação.


Bon Apetit!



Salute!

4 comentários:

  1. Muito legal seu blog João. Já acompanho há algum tempo. Esse peixe com sal grosso é muito bom mesmo. E sempre curto suas harmonizações.

    Parabéns! Quando aparecer em Curitiba, nos avise.

    Valeu,

    Murilo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Murilo. Muito obrigado pela "audiência", hahaha, e pode deixar que quando voltar a Curitiba eu avisarei (espero que seja breve).

      E parabéns pelo sucesso, vocês merecem.

      abraço

      João

      Excluir
  2. Parabéns João, mais um excelente post.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Edu!!!

      Espero provar a Rauch Weizen em breve!

      abraços

      Excluir