segunda-feira, 7 de maio de 2012

Harmonizações Nacionais


Vilã Imperial Stout com Torta Holandesa

A harmonização que apresento hoje foge um pouco dos padrões, mas garanto que é muito prazerosa. A Vilã é uma cervejaria caseira mineira, comandada pelo designer Armando Fontes que mostra toda sua excelência nos rótulos elegantes das cervejas. Cerveja de Caldeirão é o seu lema, e ele já têm alguns rótulos fixos, como a Weizenbock Satine e a Stout Perpétua. Vilã, segundo Armando, funciona como uma rebeldia contra a imagem da loirinha bonitinha do meio cervejeiro.

Torta Holandesa é uma sobremesa nacional muito conhecida. Resolvi pesquisar o porquê do seu nome e encontrei uma história bem curiosa.

Na realidade, a torta holandesa foi criada no Brasil, em Campinas, pela doceira Silvia Leite. A torta ficou tão deliciosa e fez tanto sucesso que veio a memória os excelentes momentos vividos na Europa. Em homenagem, ela batizou o doce de Torta Holandesa.

A receita abaixo é de autoria da minha Vó Angela, não sei se é igual a original, mas sei que é sucesso nos encontros familiares.

Torta Holandesa:
•    100 g de açúcar
•    200 g manteiga
•    2 gemas
•    1 lata de creme de leite sem o soro (deixar na geladeira)
•    200 gramas de bolacha maisena
•    Formas de fundo falso ou aros

Antes de começar, coloque o creme de leite no congelador. Na batedeira, bater o açúcar com as gemas. Adicionar 100g de manteiga em cubos e deixar bater até esbranquiçar. Enquanto isso, em um liquidificador, triturar a bolacha maisena. Passar para uma tigela e misturar com o resto da manteiga até obter uma massa. Reservar. Abrir a lata de creme de leite por baixo e dispensar o soro. Adicionar o creme na batedeira e bater mais um pouco. Preencher as formas com a massa utilizando as mãos e dispor o creme por cima. Levar ao congelador por 2 horas para firmar.

Calda de chocolate:

•    250 ml de leite
•    3 colheres sopa de chocolate em pó
•    1 e ½ colher sopa de açúcar
•    ½ colher sopa de manteiga

Em uma panela, misturar todos os ingredientes. Levar ao fogo baixo e reduzir até ver o fundo da panela. Deixar esfriar.

Desenformar a torta (caso tenha dificuldade, esquentar um pouco de água e com um pano, passar água quente na forma) e despejar a calda por cima.

Imperial Stouts são cervejas robustas, com corpo quase licoroso, alto teor alcoólico e extremamente marcante e intenso. Têm nos maltes torrados seus principais sabores, que lembram café e chocolate amargo, mas sua complexidade nos leva também a outras nuances. Perfeita para acompanhar sobremesas à base de chocolate, creme ou frutas. No nosso caso é o sabor amargo de café e grão torrado que se destaca na cerveja contrastando com o sabor doce da sobremesa.


Substitua o seu café por uma boa cerveja. Muitas pessoas me dizem: “Não adianta, eu não vou comer chocolate e tomar cerveja.”... Azar o delas...

Para saber mais sobre Armando Fontes e a Cervejaria Vilã, leia a excelente entrevista no portal Homini Lúpulo clicando aqui.

Grande abraço!



Saúde!

Um comentário:

  1. Oh João, acabei de jantar e voce não tem noção como é torturante ver essas fotos! Muito obrigado pelo post e faço votos que sua harmonização tenha ficado excelente!

    Abração

    ResponderExcluir