quarta-feira, 16 de maio de 2012

Rogue Mocha Porter com Steak Grelhado



A Rogue Brewing Company é uma cervejaria americana que prima por qualidade e muita experimentação nas suas cervejas. Isso levou a cervejaria de Oregon a ter um portfolio gigantesco de cervejas. Atualmente possuem a maior variedade de produção dos Estados Unidos.

Da sua produção, vinte e cinco rótulos chegam ao Brasil como opção para o consumidor. É uma excelente oportunidade para experimentar as mais diferentes cervejas.

Um dos destaques é a Mocha Porter, uma cerveja escura, com caráter predominante dos maltes tostados, mas boas insinuações dos lúpulos. É uma cerveja cremosa e elegante. (se você quiser sentir aroma de chocolate em uma cerveja, essa é sua escolha).



Para acompanhar essa belezinha, resolvi fazer algo simples, mas extremamente bem executado, um bom bife grelhado.

Para conseguir um sabor diferente será necessário uma excelente grelha bem limpa, e claro, uma carne de muita qualidade.

Steak Grelhado:

•    1 Bife do contra-filé de 250 a 300 gramas (se conseguir um corte chamado Filé de Costela, ou Rib Eye, vale o investimento)

•    Sal Grosso

Limpe muito bem a grelha, esfregue óleo com um pincel ou guardanapo e leve-a ao fogo alto. Salpique o sal nos dois lados do bife (pouco sal) e deixe absorver o sal por 5 min. Quando a grelha estiver bem quente (saindo fumaça) coloque o bife com o lado de melhor aparência para baixo. Deixe por 1 a 2 minutos e vire-o para terminar o cozimento. Eu gosto mal-passado, então deixo mais 5 minutos. Vale lembrar que isso depende do material da sua grelha, espessura do bife e intensidade do fogo. A melhor maneira de saber o ponto é através do toque. Quanto mais passada a carne estiver, menos ela adere ao toque do dedo.

Eu servi acompanhado de uma saladinha simples.

A harmonização aqui é toda voltada para a semelhança entre os maltes torrados com o tostadinho em cima dos bifes. É muito simples de entender e simplesmente maravilhoso. A semelhança de sabores também está presente e complementa a refeição. Essas harmonizações mais simples são maravilhosas para começar a curtir essa jornada sensacional de combinar cerveja e comida, pois estamos brincando com poucos sabores.


Cervejas do estilo Brown Ale também harmonizam muito bem.




Um abraço!

Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário