sexta-feira, 29 de junho de 2012

Duvel com Spaghetti Al Pesto



Um encontro de clássicos!

A cerveja Duvel definiu o estilo Belgian Strong Golden Ale e desde então é degustação obrigatória para qualquer amante de cerveja. Sua história começa a ser contada em 1871, quando a Cervejaria Moortgat foi fundada. A primeira cerveja, Victory Ale, nome dado para celebrar o fim da guerra, foi certo dia chamada por um entusiasta de “Verdadeiro Diabo”. Duvel significa diabo na língua local. O apelido pegou e logo foi oficializado.

A cerveja é dourada e translúcida com 8,5% de álcool, tão bem inseridos que não conseguimos notar sua presença ou força, razão pela qual recebeu o apelido.

Uma cerveja com essa história merece uma harmonização bem legal e para isso escolhi o pesto, molho clássico de Gênova. É uma receita muito legal e saborosa que além de pastas pode acompanhar peixes e carnes. A sua base é o manjericão. O segredo do molho é tentar deixá-lo equilibrado, mas você pode brincar com ele. Gosto dele puxado no manjericão e no alho.

Molho Pesto:

•    1 maço de manjericão
•    1 dente de alho grande fatiado
•    50 gramas de pinoles levemente tostados
•    Cerca de 50 gramas de parmesão ralado
•    Cerca de 50 ml de azeite de oliva

Retire as folhas de manjericão e triture-as em um pilão junto com o alho até reduzir bem. Adicione os pinoles e triture mais um pouco (gosto de deixar pedaços grandes dos pinolis então não manipulo muito). Passe para uma vasilha e adicione metade do parmesão e misture um pouco. Vá colocando azeite até que fique um pouco úmido, mais ainda com consistência firme. Agora é hora de temperar, experimente e pense se está sentindo ingredientes. Coloque pimenta-do-reino e mais parmesão se precisar. Quando chegar no ponto desejado, passe para um vidro. Agora você pode ir utilizando conforme desejar, mas lembre-se, o pesto nunca deve ser aquecido, pois isso acaba com o frescor e o sabor do manjericão.

Se for utilizar com macarrão, uma boa dica é misturar ele na frigideira com a massa e um pouco da água de cozimento.

A Duvel é uma cerveja extremamente aromática e complexa, contém fortíssima carbonatação e vasta gama de sabores. Suas notas puxam para lado herbal, especiarias e frutado que vão combinar perfeitamente com a intensidade e sabores contidos no pesto.

Uma excelente cerveja merece um excelente prato!




Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário