quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Fuller´s ESB com Filé e Manteiga de Estragão



A tradicional cervejaria inglesa Fullers é muito respeitada em todo mundo. É renomada pelo altíssimo padrão de qualidade dos seus produtos. Muitas de suas cervejas são referência para conhecermos estilos Ingleses de cerveja, como no caso da Fuller´s London Porter e da Fuller´s India Pale Ale, sem mencionar claro, a magnífica ESB.

A ESB é famosa e muito popular, especialmente por por ter sido agraciada com uma grande quantidade de prêmios no decorrer dos anos no Great British Beer Festival. Foi lançada em 1971, uma cerveja forte e complexa feita com Malte Pale Ale e Crystal e quatro lúpulos, Target, Challenger, Northdown e Golding.

ESB = Extra Strong Bitter
Apesar disto, seu maior destaque é atribuído ao fato dela ter denotado um estilo ou classe de cerveja. Na Inglaterra, a sigla ESB é patente da Fuller´s, não podendo ser usada por outra cervejaria. Já no resto do mundo, quando uma cervejaria produz uma cerveja e coloca a sigla ESB no nome, é para dizer que foi feita com base nela e com a intenção de aproximar-se dela.

Sem dúvida é uma cerveja indispensável para qualquer amante do mundo cervejeiro. Tem uma potência aromática estonteante e foi baseado nisso que resolvi fazer a manteiga de estragão para ajudar a harmonização. Além disso, ela tem toques cítricos interessantes, que lembram laranja. Resolvi então colocar um toque de limão na manteiga para aprofundar ainda mais o sabor.

Filé com Manteiga de Estragão

Manteiga:

•    100 gramas de manteiga sem sal
•    2 colheres sopa de estragão bem picadinho
•    1 colher chá de suco de limão
•    Sal e pimenta a gosto

Em uma travessa amasse bem a manteiga até que ela fique bem líquida. Adicione os outros ingredientes e misture tudo até ficar bem incorporado. A manteiga agora pode ser usada conforme desejado. Passe para uma forma pequena e leve a geladeira para firmar.

•    1 Bife de Filé Mignon de 250 gramas (pode ser alcatra também ou contra filé)
•    Sal
•    Pimenta do Reino moída na hora

Numa chapa ou grelha bem quente, grelhe o filé até o ponto desejado (aconselho no máximo ao ponto). Passe para um prato e deixe descansar por 30 segundos. Disponha uma fatia da manteiga por cima do filé para que ela derreta.

A manteiga pode ser feita com qualquer erva e outros ingredientes também. Evite apenas ervas de sabores muito fortes como tomilho ou alecrim. Algumas ideias são, salsa e cebolinha, manjericão ou dill. O estragão não é muito fácil de encontrar, mas ele tem um sabor bem bacana, vale o esforço.

A Fuller´s ESB é uma cerveja robusta e com complexidade. Pratos simples como esse ajudam a torne-la ainda mais prazerosa, não ofuscando ou oprimindo qualquer um dos seus sabores e sim os realçando. Os aromáticos dessa refeição se encontram de forma harmoniosa no paladar.





DIG IN!!!

Saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário