segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Museu Cervejaria da Bohemia

Sala do Mestre


Na última sexta-feira, fui com um grupo de amigos visitar o Museu Cervejaria da Bohemia em Petrópolis a cidade da pedra, no Rio de Janeiro.

Transporte do aeroporto até a cervejaria.


A fábrica foi construída em 1853 e a maioria dos equipamentos originais continua lá. É um verdadeiro patrimônio que está muito bem conservado. A fábrica  foi reativada e está em pleno funcionamento. 

O passeio é maravilhoso. Uma verdadeira viagem através da história da cerveja contada por fotos, vídeos e textos que mostram todas as épocas, desde os sumérios, civilização a quem é creditada a descoberta da cerveja até os dias atuais. Vale destacar que essa parte da visitação conta realmente a história da cerveja no mundo e não apenas da Cervejaria Bohemia. Inclusive no final há explicações sobre todos os estilos de cerveja, mesmo aqueles não praticados pela marca. É a divulgação e fomento da cultura cervejeira em seu mais alto grau de excelência.




Na segunda parte conhecemos a sala do mestre cervejeiro (foto no ínicio), onde vemos equipamentos e fotos históricas e aí sim temos um vídeo contando a historia da Cervejaria Bohemia.

Depois fomos conhecer os ingredientes, água, malte, lúpulo e levedura, tudo extremamente bem explicado. Ainda podemos provar o malte pilsen, o malte de trigo e de aveia. São deliciosos.

Germinação do malte.

Por último conhecemos o processo de fabricação e aí encontramos as tinas de cobre do século retrasado, muito bem conservadas, parecem novas. Na última etapa abre-se uma camara e o choppeiro nos presenteia com uma Bohemia Pilsen direto da fonte. Cerveja viva é outro patamar.
Cozinha quente.

Tina de cobre.
Bohemia da fonte.

A viagem toda conta com muita interatividade, o que torna o passeio muito gostoso e não cansativo, principalmente para os apaixonados por cerveja. Sempre ficava pra trás na turma, querendo ler tudo e fotografar. Na última sessão é possível compartilhar fotos nas mídias sociais dentro da própria cervejaria.

Cada uma das sessões vale um post exclusivo. Elas contam com muitas informações sobre a cerveja. Num único texto é impossível passar tudo o que vemos e aprendemos.

Para finalizar fomos almoçar, e claro, tomar cerveja. Tivemos o melhor da gastronomia alemã.

Um dia espetacular, a visita é obrigatória para amantes da cerveja e sua cultura.

Agradeço ao pessoal da Bohemia pela oportunidade.



Um abraço a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário