segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Eisenbahn 10 Anos Doppelbock com Truta ao Molho de Maracujá



Na Revista da Cerveja outro dia, e em uma matéria de meia página li um pequeno escrito sobre essa cerveja que a Eisenbahn lançou para comemorar os 10 anos da fábrica. Nela havia uma sugestão de harmonização com truta. Fiquei encucado, visto que cervejas bock geralmente tendem a ser muito robustas para peixes, ainda mais uma doppel. Mesmo assim resolvi arriscar e realmente deu certo. A harmonização é fantástica.

A Eisenbahn é uma cervejaria que merece reconhecimento. Eles tiveram papel muito forte em divulgar a cultura da boa cerveja, principalmente por atingir os principais supermercados e assim o grande público. Quando completaram 5 anos, lançaram uma Vienna Lager com dry-hopping, que na época era uma técnica muito incomum aqui no Brasil. Agora eles lançam uma doppel clara,  armazenada em carvalho.


A cerveja é muito interessante, linda no copo, espuma exemplar, aromas e sabores diferentes, muita madeira, carvalho, defumação, frutado, cítrico, toque herbal e leve adocicado. Amargor presente e no retro gosto o amadeirado domina novamente. Muito interessante, digna de uma data tão especial.

Truta ao Molho de Maracujá

Molho:

•    1 Maracujá
•    1/3 xícara chá ou 80 ml de caldo de legumes
•    ½ xícara chá ou 90 gramas de açúcar
Coloque a polpa do maracujá e o caldo no liquidificador e processe bem. Coe para uma panela pequena. Junte o açúcar e cozinhe em fogo brando até reduzir e espessar.
•    200 gramas de filé de Truta com pele
•    Sal e pimenta
•    Folhas de tomilho ou erva de sua preferência
•    1 colher (sopa) azeite

Tempere a truta com o sal, a pimenta e o tomilho de ambos os lados. Aqueça bem o azeite em uma frigideira anti aderente. Deite o filé com a parte da pele para baixo e deixe grelhar. Repare a mudança de coloração no peixe, quando estiver quase cobrindo o peixe, vire com cuidado apenas para terminar o cozimento.
Sirva com o molho.

Fica uma delícia mesmo, a cerveja adiciona complexidade ao prato e valoriza muito o sabor adocicado do peixe. Outras harmonizações sugeridas na matéria são: Marreco com repolho roxo, jamón serrano, queijo brie e sobremesas a base de frutas, de preferência as cítricas.

Parabéns a Eisenbahn!


Saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário