quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Samuel Adams Boston Lager com Frango Assado


O que dizer dessa cervejaria? Simplesmente a microcervejaria americana com maior volume de produção. Mas isso é o menos importante sobre ela. A Boston Beer Company (fabricante das cervejas Samuel Adams) foi fundada por Jim Koch em 1984. A Boston Lager foi à primeira cerveja em linha e chegou ao mercado em abril de 1985,  em pleno Patriot´s Day. O nome da marca Samuel Adams foi escolhido para homenagear o líder da Revolução Americana, que dizem ter sido um produtor de malte. 



Em 1992 a cerveja já estava sendo distribuída por todo o país e em 1994 era a cerveja artesanal mais vendida. Hoje conta com mais de 750 funcionários e foi uma das principais responsáveis pela atual repercussão que o movimento da cerveja artesanal atingiu nos Estados Unidos.

Vamos falar um pouco da receita. Frango Assado. Nada como aquele frango “televisão de cachorro” da padaria, eu adoro arrancar uma coxa daquela e comer com as mãos. Porém sempre sobra o peito do frango aqui em casa, pois ele sempre está ressecado e sem sabor. Por esse motivo eu tentei assar o frango em casa, para tentar deixá-lo inteiro com muita suculência. Para isso tentei duas técnicas: Primeira foi deixá-lo imerso por uma noite numa salmoura para tentar adicionar umidade. A segunda foi fazer um belo molho após o assado. E claro cuidar muito bem do ponto da carne, pois carne nenhuma fica suculenta quando passa muito do ponto. O resultado, excepcional. Mas poderia ser ainda melhor se eu tivesse acertado melhor o ponto, deixei passar levemente. Ficou melhor que o da padoca? Aí é complicado dizer, pois o da padoca tem aquele afeto forte no coração, que nos remete a tantas coisas boas. Mas o sabor é mais pronunciado, isso sem dúvida. Vamos a ele.



Frango Assado:

•    Um frango inteiro 1,5 a 2 kg.
•    300 gramas de sal
•    5 litros de água
•    Um limão siciliano
•    Um punhado de tomilho
•    100 gramas de manteiga sem sal
•    30 ml de vinho branco seco
•    Mais um punhado de tomilho.

Em um recipiente grande, coloque a água e o sal e mistura. Afogue o frango (hehehe) nessa salmoura e leve a geladeira por uma noite. No dia seguinte, retire o frango e seque bem. Pré aqueça o forno numa temperatura bem baixa (90 graus). Coloque o punhado de tomilho e o limão na cavidade dele e esfregue 50 gramas da manteiga por cima de toda sua pele. Leve para assar por mais ou menos 3 horas. Enquanto isso, numa panela derreta o resto da manteiga com o vinho e o outro punhado de tomilho. Deixe ferver e tire do fogo. Retire o frango e deixe-o descansar um pouco, leve a temperatura do forno ao máximo. Regue ele  com a manteiga derretida e volte para dourar e deixar a pele crocante. Retire e reserve.  Ponha a assadeira na boca do fogão para fazer o molho...
Molho:

•    20 ml de vinho branco seco
•    250 ml de caldo de frango
•    1 colher (chá) mostarda dijon
•    1 ramo de salsinha picada

Adicione o vinho e deglace o fundo da assadeira. Adicione o caldo e reduza até espessar. Coe para uma panela pequena. Misture a mostarda e finalize com a salsa picada, sal e pimenta do reino

A Boston Lager é uma cerveja bem direta, sem rodeios. Belo equilíbrio entre malte e lúpulo e um amargor suficiente para brincar com o molho. É perfeita para o frango que também está pouco temperado. Uma harmonização simples e gostosa, perfeita para qualquer dia.


The Best Bite!!!


Cheers!

Nenhum comentário:

Postar um comentário