quinta-feira, 28 de março de 2013

Harmonizações Nacionais (Dado Bier Weiss com Camarão Ensopado com Chuchu)



A Dado Bier  foi a primeira microcervejaria do Brasil. Assim, seria impossível que ela ficasse de fora da série “Harmonizações Nacionais”. Construída em 1995, foi logo apontada como uma referência na época em gastronomia e pioneira no mercado de cervejas especiais. Em 2009 a fabrica foi transferida para Santa Maria. Eles possuem uma boa variedade de estilos e no ano passado produziram uma bela stout, a Dado Bier Royal Chocolate Stout. Quem tomou essa cerveja elogiou muito, mas para “noooooooooooooooooossa alegria” ela foi barrada pelo MAPA e teve sua produção cessada. Enfim, continuemos na torcida...

O prato homenageado da vez vem do Rio de Janeiro e era contado na música “Disseram Que Voltei Americanizada” por Carmen Miranda para garantir sua brasilidade quando acusada de ter esquecido o seu país. “Enquanto houver pandeiro, na hora das comidas, eu sou do Camarão Ensopadinho com Chuchu”. O prato é muito famoso no restaurante Panafiel, inaugurado em 1913.


Camarão ensopado com chuchu:


·         750 g de camarões pequenos, descascados e limpos.

·         2 colheres (sopa) de suco de limão

·         Sal e pimenta do reino a gosto

·         2 colheres (sopa) de salsa ou coentro picado

·         4 colheres (sopa) de azeite

·         1 cebola média picada

·         1 dente de alho picado

·         3 tomates grandes sem pele e sementes picados

·         2 chuchus médios descascados e picados em cubinhos

Tempere os camarões com o suco de limão, sal e pimenta a gosto e metade da salsa ou coentro. Aqueça uma panela em fogo alto e  deite o azeite. Junte a cebola e o alho e doure levemente. Acrescente os camarões e refogue um pouco. Junte os tomates e o chuchu, acerte o tempero se necessário. Diminua o fogo, tampe a panela e cozinhe, mexendo de vez em quando e juntando água quente aos poucos, se necessário até que os chuchus fiquem macios. Tire do fogo e polvilhe com a salsa ou coentro restante.

Sirva acompanhando de arroz branco e molho de pimenta.

Para harmonizar com os camarões, escolhi a Dado Weiss, cerveja de trigo. Essas cervejas tem amargor bem leve e boa carbonatação. A intensidade é perfeita para não encobrir o prato e o final revela uma acidez que realça o dulçor natural da carne do camarão. O resultado é uma refeição bem leve e deliciosa.


Raramente Weiss bier irá dar errado com camarão. Apenas atente com os outros elementos do prato e você obterá sucesso.


Abraços a todos!

2 comentários:

  1. Não entendi a parte que você fala “juntando água quente aos poucos”, poderia explicar?

    ResponderExcluir
  2. Olá Danilo, tudo bem?

    O motivo é que há um risco de se adicionar muita água e diluir demais o sabor do prato. Porém caso seque demais, adicione conforme precisar até que os chuchus estejam cozidos.

    Qualquer dúvida é só perguntar!

    Grande Abraço
    João Amstalden

    ResponderExcluir