segunda-feira, 25 de março de 2013

Harmonizações Nacionais (Colorado Deimoselle com Picadinho)



Hoje trago a tona uma das principais microcervejarias do Brasil. Uma das pioneiras no mercado, verdadeira desbravadora e responsável por grande parte da consolidação e divulgação da cultura cervejeira presente atualmente no país. Falo da Colorado de Ribeirão Preto.

A cervejaria foi inaugurada em 1995, e desde o começo o fundador Marcelo Carneiro quis trazer sua nacionalidade a tona, fazendo questão de colocar ingredientes típicos do país e de sua região em cada receita, como mandioca e castanha do Brasil para citar exemplos.

Esta é a Vixnu, uma Imperial IPA. Leva rapadura.
A cerveja escolhida foi uma de minhas preferidas, a Deimoselle, uma Porter com adição de grãos de café. O caráter de malte torrado (café, chocolate) impera nessa cerveja, e por essa razão ela constantemente é harmonizada com sobremesas. Resolvi arriscar um pouco e escolhi um prato muito tradicional no Rio de Janeiro, o picadinho.

Esse prato supostamente tem origem na cozinha de bar das noites carioca, mas logo quebrou as fronteiras da boêmia e hoje figura também nos principais restaurante da cidade. Ainda assim, continua sendo um bom prato para os boêmios em busca de algo consistente para encerrar a longa e louca noite carioca.

Pode levar muito acompanhamentos, arroz, feijão, farofa, creme de milho, bananas, couve refogada, ovos fritos. Eu gosto de ficar apenas nos três primeiros, para valorizar a carne e o molho.
Picadinho:

•    500 gramas de Filé Mignon ou Alcatra
•    1 colher (sopa) de azeite
•    2 a 3 dentes de alho em laminas
•    1 cebola média picada
•    50 gramas de extrato de tomate
•    500 ml de fundo escuro bovino
•    Sal e Pimenta

Corte a carne em tiras de 2 por 2 cm e tempere com sal e pimenta. Aquecer o azeite numa frigideira e doure a carne de todos os lados, retire e reserve. Se a frigideira estiver seca, adicione um pouco mais de azeite e refogue o alho e a cebola até uma cor dourada. Junte a polpa de tomate e refogue um pouco para cortar a acidez. Adicione o fundo escuro e reduza até a espessar. Retorne a carne para o molho, acerte o tempero e sirva.

É um prato bem consistente, o molho é chave para a harmonização, pois ele é quem eleva os sabores do prato e equilibra a intensidade da cerveja. Os maltes torrados jogam muito bem com a caramelização obtida na carne realçando demais o seu sabor em todo o conjunto.

Cuidado. Se tiver pães por perto, a chance de começarem a “tchotchar” direto no molho da panela é altíssima! Hahahahaha!

 Salve a Cervejaria Colorado e tudo o que ela fez por nós!

E salve Noel, Nelson, Wilson e Cartola!


Até breve!

Dedicado a Marcos Bassi. Obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário