segunda-feira, 15 de julho de 2013

Coopers Old Vintage Ale com Pastie de Abóbora e Queijo Azul




Essa é mais uma harmonização totalmente vegetariana. A Coopers é uma tradicional cervejaria Australiana especializada em produzir cervejas da escola inglesa. Sinceramente eu não gosto muito das suas cervejas mais leves, porém, a Old Ale e a Extra Stout  são muito bacanas. 


Pastie é um prato britânico que hoje é imediatamente associado ao condado da Cornualha na Inglaterra. Consiste em uma massa recheada e assada. O mais tradicional leva carne, batata e cebolas. Hoje é um prato conhecido em muitas partes do mundo.


Nesta receita, eu troquei os ingredientes do recheio, tentando criar contraste e semelhança com a cerveja. Sinceramente, eu esperava mais complexidade harmonica, não houve muita interação entre os elementos. Mas harmonização é assim mesmo, pode nos surpreender negativamente, mas às vezes, é justamente quando ousamos que encontramos as mais prazerosas. De qualquer maneira, a combinação de queijo azul e abóbora ficou muito boa, e a receita é algo fenomenal de bom.

Pastie: (Receita para 4 pasties)


Massa: 500 gramas de massa folhada pronta

·         250 gramas de funcho ou erva-doce (pode-se usar ouro vegetal de raiz de sua preferência)

·         250 gramas de abóbora de pescoço

·         Alguns ramos de tomilho

·         Azeite Extra-Virgem

·         4 folhas de repolho (de preferência as de fora)

·         125 gramas de gorgonzola

·         Sal e Pimenta do reino ralada na hora

·         Leite (apenas para pincelar)


Pré aqueça o forno a 200 graus. Corte o funcho em fatias de 1 cm de espessura. Fatie a abóbora em fatias de 1 cm de espessura também, pode deixar a casca. Coloque-as numa assadeira, tempere com sal e pimenta, adicione o tomilho e o azeite. Asse por 25 minutos ou até estar macio. Leve as folhas de repolho a água fervente por 20 segundos e escorra. Abra a massa folhada e corte 8 círculos, 4 maiores e 4 menores (pode usar pires como modelo) . Faça uma pilha com a erva-doce, a abóbora e em cima disponha um bom pedaço do queijo (é interessante deixar tudo bem uniforme). Envolva tudo com uma folha de repolho e coloque em cima do círculo menor de massa. Cubra com o maior, pincele as bordas com leite e frise as extremidades juntas. Pincele o topo com leite e asse por 15 minutos ou até dourar. Sirva com uma salada fresca.



A cerveja acabou valorizando apenas o dulçor da abóbora e o leve tostado da massa. Quando o gorgonzola entrava no paladar, ele acabou tomando conta do conjunto e passando por cima da cerveja. De qualquer maneira ficou muito bom, vale a pena tentar com uma cerveja mais robusta. Uma doppelbock, stout mais pesada ou até mesmo uma Belgian Dark Strong Ale.




Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário