segunda-feira, 22 de julho de 2013

Brooklyn Brown Ale com Stroganoff de Frango





 Strogonoff. Esse prato sempre me traz boas lembranças. Adorava quando minha mãe o preparava e ia correndo pegar o saco de batata palhas e encher o prato de arroz. Misturava tudo e mandava bala. Uma meleca só, mas delicioso com aquele molho extremamente cremoso!

Porém, quando pesquisei o prato vi que na Rússia, onde foi criado, ele é diferente, e não leva ketchup, nem cogumelos, nem cebolas. Na verdade ele é feito com um bouillon (caldo rápido), mostarda e finalizado com creme de leite. Atraiu-me a ideia de ter um molho menos espesso, mas retirar os cogumelos jamais. Depois li que em cada parte do mundo ele tomou uma variação e que hoje existe até o Brazilian Stroganov. Resolvi então adicionar qualquer coisa que eu quisesse!


Para harmonizar fui de Brooklyn novamente. Adoro essa cervejaria sou fã do Mestre-Cervejeiro e ela tem bom preço, excelente distribuição no país e principalmente, raramente decepciona. Dessa vez, Brown Ale neles!

Strogonoff de Frango

4 porções
·         450 gramas de peito de frango cortado em tiras finas
·         2 colheres (chá) páprica doce
·         50 ml de azeite
·         1 cebola cortada em fatias finas
·         3 dentes de alho picadinho ou ralados
·         1 pimentão verde médio cortado em fatias finas
·         Um punhado de cogumelos paris cortados em 4 partes
·         150 ml de caldo de frango
·         50 ml de conhaque
·         50 m de creme de leite
·         100 gramas de ervilhas tortas cortadas na diagonal
·         Punhado de salsa picada
·         Sal e pimentão do reino

Leve a fervura uma panela com água, sal e um pouco de vinagre ao fogo. Enquanto isso prepare uma travessa com gelo e água. Ao ferver adicione as ervilhas tortas e deixe por apenas 20 a 30 segundos. Retire a coloque imediatamente na água com gelo para dar o choque. Esse processo chama-se branquear. Serve para fixar a bela cor dos vegetais.
Tempere o frango com sal, pimenta e a páprica. Numa panela ou frigideira quente, adicione metade do azeite e salteie o frango por 2 a 3 minutos. Retire da panela e reserve.  Reaqueça a panela com mais azeite e adicione as cebolas e o alho e salteie até que amaciem, adicione os pimentões e os cogumelos e deixe cozinhar por 3 a 4 minutos. Faça o deglace na panela com o conhaque e flambe se quiser. Adicione uma concha do caldo de frango e leve a fervura. Adicione o creme de leite e misture. Volte o frango para panela e todos os sucos que saíram dele (coloque mais um pouco de caldo de frango caso esteja com muito pouco molho). Desligue o fogo, adicione a ervilha torta e a salsinha. Sirva sobre arroz branco ou batatas cozidas.

O tempo de cozimento dessa receita é breve. O que dá trabalho é o pré-preparo, mas nada que aquele irmão folgado que fica vendo TV não possa ajudar.

Embora essa cerveja seja intensa em sabores caramelizados e tostados, ela não é tão robusta, pois tem um corpo mediano e baixo teor alcoólico, o que a torna perfeita para acompanhar uma carne mais amena como a de frango, ainda mais quando este foi devidamente salteado. O amargor é suficiente para cortar o molho e garantir a nova bocada!!!

Abraços e boa semana!

Um comentário:

  1. Maravilha de receita!

    Agora vou fazer um pedido especial: quero ver batata aos murros à moda do Quinta, aqui no panela de Malte. Se precisar da receita, é só me contactar João.

    Grande abraço do Demas

    ResponderExcluir