segunda-feira, 29 de julho de 2013

Duvel com Risoto de Abóbora




Já falei muito sobre a cerveja Duvel aqui no Panela. Uma bela Belgian Strong Golden Ale (provavelmente a cerveja que iniciou o estilo) refrescante, com alta carbonatação, mas também apresenta bom corpo e complexidade de sabores que possibilitam inúmeras harmonizações.


Dessa vez a utilizei para realçar os sabores de mais um prato vegetariano. Um risoto onde apresentamos a abóbora em duas texturas o que fornece um interessante jogo de contrastes ao preparo, primeiro na forma de purê, para cremosidade e depois em pequenos cubos salteados, para efeito crocante. Muito interessante. 





Risoto de Abóbora:

4 porções

·         300 gramas de abóbora em cubos pequeno

·         3 dentes de alho picados

·         1 colher (chá) de azeite

·         25 gramas de manteiga dividido em duas partes

·         2 a 3 colheres (sopa) de água

·         200 gramas de arroz arborio ou carnarolli

·         ½ cebola média picadinha

·         1 colher (sopa) de azeite

·         800 ml a 1L de caldo de vegetais quente

·         Uma taça de vinho branco seco

·         100 gramas de abóbora em cubos pequenos

·         25 gramas de queijo parmesão ralado

·         Algumas folhas de rúcula, rasgadas com as mãos.

·         50 gramas de manteiga gelada em cubos pequenos

·         Sal e pimenta do reino


Comece pelo purê. Aqueça a colher chá de azeite e uma das partes de manteiga numa frigideira em fogo moderado. Adicione a abóbora e deixe até começar a pegar um pouco de cor. Entre com o alho e tempere tudo com sal e pimenta, assim que o alho começar a dourar adicione a água para que ele não toste. Cubra parcialmente a panela com a tampa ou papel alumínio e deixe cozinhar por 10 minutos ou até a abóbora ficar macia, adicione um pouco mais de água se secar muito. Passe para um liquidificador com os sucos da frigideira e a outra metade da manteiga e processe até ficar sem grumos. Reserve.

Em outra frigideira aqueça um pouco de óleo e adicione os 100 gramas de abóbora. Deixe até dourar em ambos os lados e tempere com sal e pimenta. Reserve.

Para o risoto, adicione a cebola em uma panela no fogo baixo e cozinhe até ela amaciar e ficar translucida. Aumente o fogo e adicione o arroz, mexa e deixe até ele ficar levemente translúcido, adicione o vinho e mexa. Assim que o vinho reduzir adicione a primeira concha de caldo e uma boa pitada de sal. Abaixe o fogo para uma ter uma fervura suave. Vá adicionando mais conchas de caldo e mexendo bem entre cada adição para que o arroz libere seu amido, permita que o caldo seja bem absorvido antes de adicionar mais. Experimente e veja se está cozido, outra maneira de ver o ponto é perceber se o grão está totalmente translúcido. Acerte o tempero. Adicione o purê de abóbora e mexa bem. Adicione a rúcula e a abóbora salteada. Tire do fogo, adicione o parmesão, a manteiga gelada e mexa bem para que ela incorpore lentamente (essa é a parte mais importante ao fazer um risoto, pois aqui você irá garantir que ele fique cremoso e suculento). Sirva o mais rápido possível.



Saber fazer um bom risoto é uma grande carta na manga dentro da cozinha. Basicamente limita-se a ter um belo caldo base (evite aqueles cubos industrializados) refogar bem os vegetais em fogo baixo, mexer constantemente a cada adição de líquido, servir al dente e finalizar com parmesão e manteiga. Fazendo esses passos perfeitamente, o que resta é adicionar o sabor que você quiser. O processo é sempre o mesmo.



A harmonização aqui liga os sabores adocicados e realça os temperos do prato. A cerveja também ajuda a cortar toda a gordura do prato e valorizar cada bocado. A rúcula acaba se destacando com seu amargor, contrastando com o conjunto.




Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário