segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Founders Breakfast Stout com Chocolate Coulant

Apresento uma sobremesa criada pelo Chef francês Michel Bras, um dos mais respeitados na história da gastronomia. Falo do Chocolate Coulant.


Coulant (corrente no português) denomina justamente o que é a sobremesa. Um bolo de chocolate “mal passado” que quando cortado, revela uma corrente de chocolate líquido. Acredito que dessa sobremesa derivou o agora onipresente Petit Gateau (pequeno bolinho).

A imagem abaixo deixará claro o por quê de corrente:



O sucesso da receita está, sem sombra de dúvidas, relacionado diretamente ao ponto de cocção no forno. A primeira vez que executei, fiquei, sem exagerar, abrindo o forno a cada minuto. Portanto, não adianta eu dizer aqui “asse por tantos minutos a tantos graus” pois cada forno é diferente, o lance é praticar para saber no olho mesmo.

Use um chocolate de boa qualidade, recomendo a marca SICAO de Minas Gerais (eles me mandaram uma barra de chocolate pelo correio para eu fazer a propaganda, brincadeira, apresento porque gostei mesmo) você encontra na Chocolândia (deixaram-me estacionar de graça...).  Mas só vende barras de 1Kg.


Para harmonizar com uma sobremesa tão especial, escolhi uma cerveja especial de uma cervejaria também super especial (eleita a segunda melhor do mundo no ano passado). Cervejaria Founders e sua Breakfast Stout!

Chocolate Coulant:       
               

4 porções

·         125 gramas de chocolate meio amargo picado

·         100 gramas de manteiga

·         4 ovos

·         125 gramas de açúcar

·         50 gramas de farinha de trigo

·         4 aros metálicos de 7,5 cm de diâmetro

·         Papel Manteiga

·         Sorvete de Creme



Faça moldes cilíndricos com 6 cm de altura com  papel manteiga e coloque-os dentro dos aros, unte a parte interna com manteiga. Forre uma forma com papel manteiga e unte com manteiga também. Pré-aqueça o forno a 190 ou 195 graus. Derreta o chocolate com a manteiga no banho-maria em fogo baixo. Vá devagar, não apresse o chocolate pois ele não pode esquentar muito. Reserve. Em uma batedeira bata os ovos com o açúcar até estarem bem claros e aerados, diminua a velocidade da batedeira e despeje o chocolate (que agora deve estar morno ou frio) em um fio contínuo até incorporar totalmente. Desligue a batedeira e peneire a farinha aos poucos na mistura, apenas misturando gentilmente com uma espátula (você não quer perder todas as bolhas de ar que você criou certo?). Divida a mistura igualmente entre os aros. Leve ao forno e asse até que o centro esteja firme, mas ainda movendo um pouco (como se fosse uma geleia). Deve levar de 12 a 20 minutos. Desenforme e sirva com o sorvete.


Ouvi dizer de chefs, que ainda adicionam uma ganache firme no centro de cada aro antes de levar ao forno. Vale pesquisar.


A harmonização é maravilhosa. A Stout atua como a café da sobremesa, mas ainda adiciona complexidade e deixa o bolinho ainda mais cremoso.


Abraços

2 comentários:

  1. Cara, às vezes dá até raiva de ver isso...

    ResponderExcluir
  2. Hahahaha, Grande Fernando.

    Essa eu concordo, é muita falta de sacanagem.

    Abraços
    João Amstalden

    ResponderExcluir