segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Invicta India Black Ale com Lagarto Assado sobre purê de mandioquinha e gremolata.




Salvo engano, a Invicta India Black Ale foi a primeira cerveja do estilo Black India Pale Ale a ser produzida em larga escala no Brasil. 


Cozinhar para essa cerveja é muito interessante, pois nela há algumas notas muito legais para enfatizar através da comida. Uma delas é a torrefação dos maltes a outra é a tipicidade dos lúpulos americanos.


Pensei no prato tentando realçar cada uma dessas notas e também para fazer frente a intensidade da cerveja. Os sabores tostados adquiridos ao selar o lagarto na frigideira e depois assando-o se misturam aos dos maltes também tostados. A gremolata feita com zests cítricos e salsa picada realça os aspectos aromáticos dos lúpulos. O molho e o purê de mandioquinha entram para completar o prato nutricionalmente, mas também para adicionar força para igualar o teor alcoólico, amargor e corpo dessas Black IPA.


Só para constar, esse lagarto veio de um boi da raça angus, e tinha uma camada de gordura de fazer inveja em qualquer picanha. Quando usamos animais criados de forma diferente podemos utilizar os cortes mais baratos do boi e o resultado é espetacular. Por sinal, paguei R$ 13,00/KG no lagarto.


Lagarto Assado:


·         1 kg de lagarto

·         Sal e pimenta do reino

·         Azeite de oliva

·         2 dentes de alho amassados

·         300 ml de caldo de carne


Pré Aqueça o forno a 200º C. Faça cortes cruzados na gordura do lagarto. Esquente bem o azeite (quase esfumaçando) em uma frigideira que possa ir ao forno. Tempere a carne com sal e pimenta.  Adicione o lagarto e sele por 40 a 50 segundos de cada lado. Adicione o alho e o tomilho e 100ml  do caldo de carne, abaixe o fogo, regue um pouco a carne e leve ao forno por 25 a 30 minutos para mal passado. Retire e deixe descansar. Leve a frigideira para a boca do fogão, deglaceie com o resto do caldo de carne, deixe reduzir. Peneire, pressionando o alho para extrair o seu sabor.

Purê de Mandioquinha:


·         500 gramas de mandioquinha descascadas

·         50 gramas de manteiga

·         50 ml de creme de leite

·         50 ml de leite

·         Sal e pimenta


Cozinhe a mandioquinha em água salgada até ficar macia ao toque do garfo. Escorra, volte a panela ao fogo baixo para secar um pouco. Em outra panela misture o leite, o creme de leite e a manteiga e adicione a mandioquinha, misture e tempere.

Gremolata:


·         Zestz (raspas da casca sem a parte branca) de dois limões sicilianos

·         Folhas de salsinha picadas

·         2 colheres (sopa) de alcaparras escorridas e picadas



Misture todos os ingredientes e tempere com pimenta do reino.


Faça uma “cama” com o purê, coloque uma fatia generosa de carne por cima. Adicione uma colher do molho em cima e por volta do prato. Salpique com a gremolata e sirva.


Espero que gostem!


Grande abraço e boa semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário