quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Sobre Rauchbier (Cervejas Defumadas)


Hoje vou falar um pouco mais sobre o estilo Rauchbier. Curto demais esse tipo de cerveja e acho que elas têm um poder incrível quando o assunto é acompanhar um rango!

Basicamente é uma cerveja da escola alemã feita com maltes defumados. Hoje qualquer estilo de cerveja pode ser feito com esse tipo de malte, e claro, os americanos começaram a realizar diversas experiências. Após ler uma coluna do mestre Conrad Seidl, uma sumidade na escola alemã de cerveja, resolvi escrever um pouco mais sobre o assunto. 

Um conto dramático é contado aos turistas que visitam a região da Francônia, sobre como o estilo surgiu. Aparentemente um claustro (espécie de mosteiro) pegou fogo, como era comum em cidades medievais, a maior parte dele foi destruído, mas um pedaço de uma cervejaria que ficava dentro do claustro, incluindo uma bela quantia de maltes tinha sido poupado. Porém, esse malte havia sido exposto a fumaça e adquiriu esse sabor especial, que fez a cerveja defumada, e que a tornou diferente, e famosa.

Claro que isso não passa de história. A verdade é que antes de novas tecnologias para maltear, torrar e secar o malte serem descobertas, um pouco de fumaça devia estar presente na maioria dos fornos, que passavam pelo chão vazado e infundiam o malte. Hoje esse tipo de malte é produzido separadamente dos demais, utilizando madeira de faia ou até mesmo carvalho.

Dois itens interferem para o caráter defumado que uma cerveja irá ter:

1.       O montante total de malte defumado utilizado. Óbvio.
2.       A levedura!?

Alguns cervejeiros modernos notaram que seus primeiros lotes de rauchbier não saíram tão defumadas quanto eles desejaram, mesmo quando feitas com 100% de maltes defumados. 

O motivo é que a levedura absorve uma significante quantia desse sabor defumado durante a fermentação. (Ela é um ser vivo como nós, o que mais você queria? Quem não gosta de bacon no mundo?)

Uma curiosidade interessante, é que se essa levedura for depois utilizada para uma cerveja não defumada, ela também pode apresentar um caráter defumado no final. A Schlenkerla (cervejaria mais famosa que produz esse tipo de cerveja) usou esse fato para o bem em sua cerveja do estilo Helles, fermentada com uma levedura no seu segundo ciclo, cujo primeiro fermentou uma cerveja defumada.

Mais comumente, esse tipo de levedura é reutilizado em outras cervejas do estilo Rauchbier, para adquirir o máximo possível de defumação.

Esse forte caráter de defumação é especialmente desejado quando queremos harmonizar as Rauchbiers com comidas ou mesmo com bons charutos, como especificado na imagem com o rótulo da Eisenbahn que inicia o post.

Afinal essa cerveja tem um sabor que lembra fumaça, bacon e embutidos.

Veja algumas sugestões aqui do site sobre harmonizações com essas cervejas (clique nas legendas para ver o post completo):

Nunes & Levy Toicinho com Cebola da Schlenkerla

Nunes & Levy Pururuca com Picanha Invertida

Eisenbahn Rauchbier com Costela de Porco
Hoje em dia já existem exemplos de Porters defumadas, Bocks defumadas, Pilsners defumadas e até mesmo estilos singelos como o witbier (cerveja de trigo da escola Belga) já foram defumados!

Disponíveis no Brasil e onde comprar:

·         Bamberg Rauchbier  (Lojas especializadas)
·         Eisenbahn Rauchbier (Supermercados)
·         Schlenkerla Marzen  (Lojas especializadas)
·         Schlenkerla Weizen  (Lojas especializadas)
·         Schlenkerla Urbock (Lojas especializadas)
·         The Beers Chicago Smoked Porter (Lojas especializadas)
·         Mikkeller Rauch Pils (Exclusiva da Mr.Beer)
·         Nunes & Levy Toicinho (Não comercializada. Faça amizade com o produtor).
·         Nunes & Levy Pururuca (Não comercializada. Faça amizade com o produtor).

Essas são as que lembro.

Até breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário