segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Tilburg´s Dutch Brown Ale com Melanzane Parmiggiana





Melanzane é berinjela em italiano. Fim do mistério. 


Estava pensando esse dias, tudo que começa com “b” é bom. Berinjela, beterraba, batata, brócolis, boobs, butt... ok ok, vamos parar por aqui. Enfim,  realmente é tudo sensacional. Esse prato é um clássico italiano, fácil de fazer, principalmente se fizer o molho com antecedência, que vale dizer, é chave para o sucesso, fique longe desses molhos prontos.


Para harmonizar fui de Brown Ale. Ignorei um pouco o ditado que brown ale só vai bem com carne. A berinjela, quando grelhada, de certa forma tem uma textura carnuda e o sabor é intenso. Os lúpulos ingleses dessa cerveja encontram harmonia com as ervas e tempero do prato. O queijo mozzarela (se possível use a de búfala) completa o conjunto. E por favor, valorize esse molho no prato, sirva em “bundância”. A receita serve duas pessoas.


Molho Pomodori Sugo


·         1 colher (sopa) de azeite de oliva

·         Água q.b

·         ½ cebola grande em cubinhos

·         1 dente de alho em cubinhos

·         1 lata de tomates pelados (400g)

·         1 folha de louro

·         Alguns ramos de alecrim, só as folhas

·         Sal e pimenta ralada na hora

·         Um pouco de açúcar, se precisar

·         Manjericão, só as folhas, rasgadas com as mãos



1.       Numa panela, aqueça a água (coloque até ter 2 cm de água na panela) e o azeite. Adicione o alecrim, o alho e acebola (seja generoso nas ervas desse molho), refogue em fogo moderado até que tudo fique macio.

2.       Adicione os tomates com o suco da lata e a folha de louro, com uma colher de pau, triture o tomate dentro da panela. Tempere com sal e pimenta. Ferva suavemente por mais ou menos ½ horas, até que o molho esteja espesso e rico, retire e adicione as folhas de manjericão. Experimente e ajuste a acidez com o açúcar, se necessário. Reserve até o uso.



Pronta pro forno.
·         2 berinjelas

·         Azeite de oliva q.b

·         125 gramas de mozzarella fatiadas

·         20 gramas de parmesão ralado, ou minas curado fica legal também



1.       Retire as extremidades das berinjelas. Corte-as em fatias de 5mm a 1 cm de espessuras. Arrume-as num escorredor, se possível apenas numa camada e salpique bastante sal por cima. Deixe por mais ou menos 1 hora, para que o liquido amargo das berinjelas seja extraído.

2.       Balance um pouco as berinjelas para retirar o excesso de sal.  Seque-as totalmente no papel toalha ou em um pano limpo. Tempere com a pimenta.

3.       Aqueça uma frigideira em fogo médio-alto e adicione uma colher sopa de azeite.  Quando estiver quente, frite uma parte das berinjelas por mais ou menos 2 minutos de cada lado, certifique que elas pegaram uma bela cor antes de virar. Remova e reserve, faça o mesmo com o restante, sempre adicionando azeite, caso necessário.

4.       Pré aqueça o forno a 180 graus.

5.       Distribua um pouco de molho numa assadeira funda. Coloque 1/3 das berinjelas por cima, cubra com uma parte do molho de tomates e uma parte da mozzarella e um pouco do queijo ralado. Você quer três camadas dessas, então distribua igualmente. Termine com os queijos.

6.       Asse até que esteja borbulhando e dourado em cima. Sirva com folhas verdes frescas e pãos.



O sabor desse prato é espetacular. Leve, delicado e com muitas nuancias.

Repara na arte desse rótulo. Maravilhoso.
Grande abraço a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário