segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Verhaeghe Barbe D´Or com Salmão ao Molho de Laranja




Mais uma novidade belga acaba de chegar no Brasil. Falo da cerveja Barbe D´Or. Produzida pela cervejaria Verhaeghe-Vichte, trata-se de uma Belgian Blond Ale de 7,5%abv.


A Barbe D´Or tem origem medieval, pertence à família “de Ramsée”, tradicional da cidade de Liege. Seu brasão de armas adorna o logotipo de todas as cervejas da linha Barbe. Como homenagem, a Cervejaria Verhaeghe decidiu criar essa linha de cervejas.


O pessoal do CLUBEER cordialmente me enviou uma amostra para o prepara de uma receita bem gostosa e fácil, para acompanhar nossa cerveja. 


Essa cerveja tem um caráter bem frutado e condimentado, típico da escola Belga. Por ser clara, mas ter um teor de álcool considerável,  pensei logo num peixe mais gordo como o salmão, temperado com especiarias e ervas e acompanhado de um belo molho de laranja. Ela é deliciosa e completou muito bem o prato pela semelhança de sabores. Seu amargor suave e fino é suficiente para equilibrar a gordura saudável do salmão.



Para esse post não passarei uma receita de como grelhar o salmão, e sim um método. Acredito que receitas são registros, você sempre deve questioná-las e interpretá-las. Você pode elevar ou reduzir os temperos a vontade, a seu gosto, o que importa é não errar no método. Assim você terá um belo prato. Pode usar essa mesma técnica para grelhar outros peixes com pele, como truta, robalo ou tilápia. 

Se você não tiver uma boa faca, vá arrumar uma primeiro e volte depois. Ajuda muito, acredite em mim. Cozinhar sem faca boa é que nem fazer um show sem público.


Molho de Laranja:

·         Suco de três laranjas médias (2 xícaras de chá)

·         30 gramas de manteiga (2 colheres sopa) dividida em quatro partes e mantidas geladas

·         Pitada de molho shoyu (1/4 de colher de chá)



1.       Em uma panela pequena, reduza o suco de laranja até espessar (mais ou menos 1/3 ou ½ xícara chá)

2.       Retire a panela do fogo e com um batedor de arames misture um pedaço de manteiga por vez (se estiver demorando muito para incorporar pode voltar ao fogo).

3.       Misture a pitada de shoyu e reserve quente.


Salmão:

·         1 filé de salmão de 200 a 300 gramas com a pele

·         Sal

·         Pimenta-do-reino moída na hora

·         Alguns ramos de alecrim

·         1 colher (chá) de sementes de coentro (opcional) socadas no pilão

·         Azeite de oliva



1.        Secar bem  todos os lados do salmão com um papel toalha.Dá um jeito de deixar bem seco, se precisar use um secador de cabelo (brincadeira). Essa etapa é essencial para que a pele fique crocante.

2.       Comprima o peixe,  faça cortes do lado da pele dando 1cm de espaço.

3.       Dentro de cada corte coloque seus temperos e ervas a gosto. Unte a pele com um pouco de azeite (derrame um pouco de azeite nele e espalhe por toda a superfície com os dedos). Deve ficar algo assim


4.       Aqueça azeite numa frigideira sobre fogo alto, quando começar a esfumaçar, adicione o salmão com a pele para baixo e pressione alguns segundos com a ponta dos dedos para que ele assente e não contraia.

5.       Deixe-o na frigideira, sem mexer, até que 2/3 de sua carne fique branca, veja a foto abaixo para enender, então vire com uma espátula e apenas “beije” o outro lado por uns 15 segundos. 
Está vendo como muda de cor? É fácil assim.


1.       Vire novamente e enfie um garfo no peixe, se ele passar fácil chegou ao ponto correto (para mim essa é a maneira mais fácil de checar o ponto dos peixes). É lenda que ele vai perder a suculência ou qualquer coisa do tipo. Enfia o garfo no peixe, vai por mim.  Tire a frigideira do fogo e deixe-o ali enquanto monta o prato. (Não demore muito, o peixe continua a cozinhar mesmo com o fogo desligado).

2.       Despeje três colheres de sopa do molho no centro do prato e disponha o filé de salmão por cima.

3.       Sirva com uma salada leve de sua preferência.



Agradeço mais uma vez o carinho do pessoal do Clubeer por proporcionar a diversão que foi criar esse prato.




Abraços a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário