segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Anchor Liberty Ale com Polenta Frita Ao Molho de Tomate




Mais uma cerveja da Anchor aparecendo por aqui. Todas que provei até agora se mostraram com forte personalidade, destacando-se dentro dos seus estilos. A Liberty Ale é pioneira no estilo American Pale Ale. Criada em 1975 com utilização massiva do ainda novo lúpulo Cascade, uma das variedades que definiu a escola americana de cervejas.


Para harmonizar escolhi uma receita muito querida no Brasil. Polenta Frita com molho de tomates assados. Esse molho é uma apelação, e seu sucesso depende inteiramente da escolha dos tomates mais maduros e bonitos possíveis.


Molho de Tomates assados:

·         2 kg de tomates maduros, cortados ao meio (pode ser diferentes variedades)

·         4 dentes de alho picadinhos

·         3 ramos de tomilho

·         4 ramos de manjericão, só as folhas, picadas

·         4 colheres (sopa) de azeite

·         Sal e pimenta



1.       Pré aqueça o forno a 180 grausC. Em uma assadeira pesada, disponha os tomates com a pele para baixo. Salpique o alho e as ervas por cima e regue com o azeite. Tempere com sal e a pimenta.

2.       Asse por uma hora ou até os tomates estarem macios, polpudos e levemente queimado nas bordas. Coloque uma peneira sobre uma travessa, e trabalhando em lotes, esprema os tomates na peneira com uma concha ou colher para extrair o máximo de sucos que conseguir. Descarte as cascas e as sementes. Experimente e ajuste o tempero se precisar.

3.       Rende 1 litro mais ou menos. Esse molho pode ser congelado por até 6 meses. (O tomate está em plena safra no fim de ano, aproveito para fazer uma quantidade grande e congelar.)



Polenta: (4 pessoas)

·         4 colheres (sopa) de azeite

·         1 dente de alho picado

·         1 pimenta dedo-de-moça, sem as sementes e picada

·         1 colher (sopa) de alecrim, picadinho

·         150 gramas de fubá

·         800 ml de água

·         100 gramas de queijo parmesão, ralado

·         Sal e pimenta



1.       Aqueça metade do azeite em uma frigideira sobre fogo médio-baixo. Adicione o alho e a pimenta e cozinhe por 2 minutos, sem deixar dourar. Adicione o alecrim e tire do fogo.

2.       Leve os 800 ml de água a fervura. Adicione a polenta aos poucos, mexendo sempre com um fouet (batedor de arames). Quando ficar cremoso, deixe voltar a uma fervura branda e a adicione o alho a pimenta e o alecris. Cozinhe, sempre mexendo, até que a polenta desgrude da panela.  Adicione o queijo e tempere.

3.       Passe a polenta para uma assadeira e distribua até que ela fique com uma espessura de 1,5cm mais ou menos. Deixe esfriar e leve a geladeira para firmar por 30 minutos.

4.       Desenforme a polenta e corte em fatias de tamanhos iguais. Aqueça o restante do azeite numa frigideira antiaderente em fogo médio alto e frite a polenta por 2 a 3 minutos de cada lado até ela ter uma crosta bem dourada. Sirva com o molho de tomate.


O prato realçou os aromáticos do  lúpulo Cascade, que é chave nessa harmonização. A cerveja fez com que cada elemento do prato encontrasse o seu lugar deixando tudo em perfeita harmonia.


Sensacional!


 Para quem ficou curioso: É posta de peixe prego que está acompanhando o prato, veja receita aqui.


Abraços e boa semana para todos nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário