segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Jenlain 6 com Queijo Frito ao Molho de Couve-Flor.



Na Inglaterra, é muito comum comer couve-flor com queijo gratinado no forno. Até existem competições para ver qual o melhor tipo de preparo e queijo a ser usado. Entretanto a aparência do tradicional “Cauliflower Cheese” nunca me chamou muita atenção.


Outro dia assistindo a série chamada River Cottage,  a qual recomendo, um dos chefs do programa reinterpretou o clássico, dando uma roupagem mais moderna a ele. Achei interessante, e viciado em queijo que sou, não esperei para testá-lo.


Ele indica o uso de queijo brie ou camembert, devido a casca comestível ( deixo claro que toda casca de queijo é comestível, mas a desse tipo de queijo faz parte do conjunto e sabor). Seu interior é bem cremoso, e derrete fácil. O sucesso dessa receita está em conseguir com que o empanamento seja tão perfeito que o interior derretido não escape. Obtive um resultado médio.


Acho que o segredo está no tipo de farinha de rosca. Aconselho fazer dois empanamentos, um na farinha de rosca moída fina e outro em uma mais grosseira para um exterior mais crocante. (Confesso que não fiz esse teste, pois quando pensei nisso, durante a execução da receita, eu tinha apenas um tipo de farinha de rosca, mas realizei o duplo empanamento).


·         Uma couve-flor pequena

·         Leite semi desnatado (o suficiente para cobrir a couve-flor durante o cozimento)

·         1 cravo

·         1 folha de louro

·         Sal

·         Pimenta preta

Para o queijo:

·         Farinha de rosca branca seca (sem tostar)

·         150 g de brie ou camembert cortados em pedaços de bocada

·         Farinha de trigo

·         3 ovos, batidos levemente

·         Óleo para fritar por imersão



1.       Retire as flores da couve-flor, retire os pedaços verdes dos caules, mas corte os menores e utilize também.

2.       Coloque em uma panela e adicione leite suficiente apenas para cobrir, adicione o cravo e a folha de louro e leve a uma fervura suave.

3.       Teste o ponto da couve-flor correndo uma faca pequena por ele. Deve atravessar sem dificuldades. Passe para um liquidificar e processe até um purê suave. Tempere.

4.       Coloque o óleo em uma panela pesada e aqueça a 180 graus.

5.       Coloque a farinha de trigo numa travessa, os ovos batidos em outra e a farinha de rosca em outra. Passe os pedaços de queijo na farinha de trigo, retire o excesso, passe no ovo e por fim na farinha de rosca. Eles devem ficar bem revestidos, olhe com atenção e veja se não há nenhum posto que a farinha não aderiu. Volte no ovo e novamente na farinha de rosca. Faça esse processo em lotes se necessário. É interessante deixar descansar um pouco antes de fritar, melhor ainda se for na geladeira, meia-hora é o suficiente.

6.       Frite até ficar crocante e com uma bela cor. Sirva com o “molho” de couve-flor.



O sabor é muito bom. O queijo apenas tem sua textura alterada, mas mantém sua qualidade, por isso quanto melhor for o queijo, melhor a receita.


Para harmonizar escolhi uma bière de garde. Esse estilo de cerveja tem um sabor bem condimentado e terroso, perfeito para combinar com esse tipo de queijo. Também fornece carbonatação suficiente para atravessar a gordura e limpar o paladar. Uma saison também seria excelente pedida.

Abraços 

Nenhum comentário:

Postar um comentário