terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Invicta Imperial IPA com Contra Filé à Moda Asiática

Hoje apresento uma maneira bem bacana de fazer uma porçãozinha de carne excelente para petiscar, mas saindo um pouco daquela feita com cebolas e queijos presente no cardápio de qualquer boteco.

Esta leva uma marinada rápida, que adiciona sabores diferentes à carne. Pelo fato da carne ser cortada em pequenos pedaços, sua cocção é muito rápida, por isso atente para que a frigideira esteja bem quente e você consiga dourar bem a carne por fora sem que ela passe do ponto.

Os asiáticos comem seus famosos noodles como acompanhamento. Como não sou muito fã, preferi nosso bom e velho pão francês. O  arroz branco também cai bem.

·         500 gramas de carne bovina macia sem gordura (contra filé, fiilé mignon ou alcatra)
·         2 dentes de alho descascado e picadinho
·         Um pedaço de 3 cm de gengibre descascado e ralado
·         Uma pimenta dedo de moça
·         Shoyu
·         Óleo de canola ou girassol
·         Óleo de gergelim
·         Molho de ostra
·         Vinagre de arroz.
·         Punhado de coentro, só as folhas, picadas
·         3 cebolinhas
·         1cebola
·         1 pimentão vermelho médio
·         200 gramas de ervilhas congeladas
·         Sal e pimenta do reino

1.       Corte a carne em fatias do tamanho do dedo indicador sempre no sentido contrário as fibras. Coloque numa travessa com 2 colheres (sopa) de shoyu, uma colher (chá) do óleo de gergelim, uma colher (sopa) de óleo de canola, o alho, o gengibre, um pouco de sal e pimenta do reino. Misture bem com as mãos e deixe marinar enquanto prepara os outros vegetais. Coloque a frigideira para aquecer e adicione um pouco de óleo.
2.       Corte o pimentão e a cebola e fatias finas. Tire as sementes da pimenta e corte finamente.Corte a cebolinha na transversal.
3.       Quando começar a sair fumaça da frigideira adicione a carne. Não sobrecarregue a frigideira, faça em lotes se necessário. Frite por uns 2 ou 3 minutos, até adquirir uma bela cor. Passe para um escorredor colocado sobre uma travessa. Reserve os sucos.
4.       Aqueça mais um pouco de óleo e salteie a cebola, o pimentão e a cebolinha rapidamente até amolecerem um pouco mais ainda ter um pouco do crocante. Adicione a pimenta dedo de moça e as ervilhas. Adicione metade do coentro e transfira para o escorredor junto com a carne.
5.       Para o molho, misture 4 colheres (sopa) de shoyu, duas colheres (sopa) do molho de ostra e uma colher (sopa) do vinagre e os sucos reservados da carne. Adicione a frigideira e deixe reduzir até consistência de xarope.
6.       Retorne tudo para a frigideira e sirva,para esquentar, salpique o resto do coentro e sirva.

Para pratos de carnes, geralmente escolhemos cervejas cujo caráter principal é guiado pelo malte. Nessa harmonização, deixei isso um pouco de lado e apostei no jogo que o lúpulo faria com os ingredientes da marinada e do molho da carne. O resultado ficou bem legal. O lúpulo acentua todo o sabor das especiarias e temperos utilizados, além de cortar o amargor através da intensidade da carne, deixando cada ingrediente brilhar ainda mais. Muito bacana!
Abraços a todos! 

O Panela entrará em um recesso, conhecido como férias,até o dia 06/02

Até breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário