terça-feira, 16 de setembro de 2014

Estância Capim Canastra e o Queijo Minas

Outro dia ouvindo o programa Bacon Fat na Antena Zero conheci o trabalho do Guilherme Ferreira a frente da Estância Capim Canastra e sua batalha para tentar resgatar e divulgar a tradição do autentico queijo minas artesanal  da Serra da Canastra.

No Brasil temos uma legislação muito desfavorável a qualquer micro-produtor, qualquer que seja a sua arte. Quando se trata de queijos, é ainda pior, pois além da tributação excessiva e desleal, é simplesmente proibida a comercialização de qualquer queijo produzido a partir de leite cru ou não pasteurizado.

Devido a isso o Guilherme está na luta, fazendo o possível e o impossível para mudar essa lei totalmente antiquada e sem sentido. Enfim, é mais um absurdo brasileiro que não motivos para ainda está em vigor, a não ser é claro, $$$.

Entrei em contato com ele a fim de comprar o queijo para experimentar, em dois dias o queijo estava nos correios endereçado para St. Andreas City, Sâo Paulo.

E de quebra ele mandou uma rapadura. O queijo é fantástico, um pedacinho vai bem longe, é bastante intenso,levemente picante e eu achei incrível combinado com geleias de frutas e claro, a rapadura.

O café da manha fica perfeito com essa combinação em cima duma torrada! E também podemos fazer arte, o queijo recebe muito bem a ação do fogo, desenvolve sabores caramelizados e tostados, ele não derrete. Faça o teste e sirva com um molho pesto. Incrível. Melhor ainda com uma Porter sabe? Aquela escura.


O melhor de tudo é o preço. Para a qualidade do queijo, pra mim está de graça."hashtagficaadica”.

Oportunidade não tem cabelo comprido. Segue o e-mail do gladiador: capim.ferreira@hotmail.com 

Abraços e boa semana!

Um comentário:

  1. Estava em viagem ao estado de Goiás e no meu retorno para Belo Horizonte fiz um "pequeno" desvio em minha rota (aproximadamente 400 km), apenas para conhecer o Capim Canastra. O queijo é fantástico e o Guilherme muito simpático e extremamente atencioso. Te confesso que valeu cada km percorrido atrás desta iguaria.

    ResponderExcluir