segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Ovo Poché: O método infalível.

Ovo é com certeza o ingrediente mais versátil dentro da cozinha. É fato. Fazer um ovo poché é muito fácil, desde que você respeite o detalhe imprescindível da receita que é: usar ovos mais frescos possíveis.

Isso nem sempre é tão fácil para nós que vivemos em centros urbanos. A dica é escolher os ovos que estão mais em baixo da pilha nos supermercados. Esses com certeza estarão mais frescos.

Por que o ovo precisa estar fresco?

É “culpa” da clara do ovo. Entenda que ela é composta de diversas proteínas diferentes que coagulam (endurecem/ firmam) em diferentes temperaturas e que há uma parte fina, aquosa e uma parte mais densa e viscosa. Essa parte aquosa é a que estraga tudo, é ela que rapidamente se dispersa da gema e torno o ovo pochê bagunçado e sem forma.

Então começaram a usar técnicas e mais técnicas para suprir a falta de um ovo fresco, como por exemplo, fazer um redemoinho na água, outra é adicionar vinagre na água (o vinagre afeta proteínas) e já vi gente que diz que colocar o  ovo por dez segundos no micro-ondas dá uma firmada nessa parte aquosa.

Well,well well my friend. Realmente  elas tem sua razão de ser, mas depois que li esse método no livro On Food and Cooking do cientista culinário Harold McGee, todos os meus problemas acabaram. HÁ!

É assim: Coloca a água para ferver. Quebra o ovo (não vai quebrar a gema né mermão!) e coloca num ramekin aí passa para uma escumadeira, deixa uns cinco segundos ali e diga adeus a nossa parte aquosa, (agora que você leu isso, você diz, como não pensei nisso antes?) volta pro ramekin. Abaixe o fogo da água após a fervura, aguarde parar de borbulhar e adicione o ovo com cuidado. Cozinhe de 3 a 4 minutos (depende o tamanho do ovo) até a clara firmar. Retire com a escumadeira e coloque um pano embaixo para drenar a água, tempere com sal e pimenta e sirva.

E com essa técnica em mãos você acaba de elevar milhares de seus pratos. Um ovo poché embeleza qualquer coisa. Veja o caso dessa salada de rúcula e bacon.

E claro, ovo poché e cerveja tem tudo haver, aqui abri a De Dochter Bravoure, uma amber ale defumada de 6.5%abv que combinou perfeitamente com o bacon e graças aos maltes torrados e amargor deu conta da gordura do prato.

Se você tem ovo e cerveja, você tá feito. Ô vida boa!
De Dochter Bravoure. Uma Amber Ale Defumada.
Abraços e boa semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário