segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Sobre Stouts and Porters...

Qual a diferença entre uma Porter e uma Stout?

Escuto essa pergunta frequentemente. Exemplos comerciais desses estilos realmente mostram um caráter muito parecido. No mundo não existe paladar tão treinado a ponto de sempre diferencia-los.  Esse fato é duro de engolir para alguns. Nós gostamos de pegar uma Porter da prateleira e saber como ela será diferente da Stout que tomamos ontem, mas não é tão fácil assim. Ainda bem que há certos aspectos que se aplicam a esses estilos que podem nos guiar pela direção certa. Chegaremos lá, mas antes descobriremos a razão desses dois estilos serem tão parecidos.

A Origem

Vamos começar com a palavra Stout (robusto). Por volta de 1700, não havia algo como um estilo chamado Stout. A palavra era apenas um adjetivo para descrever algo forte e denso. Na Inglaterra, se tornou prática comum acoplar essa palavra na frente do nome do estilo da cerveja para indicar que tal cerveja era um pouco mais forte do que você espera para o estilo em questão. Ou seja, Stout era o “imperial” ou o “Double” daquela época.

A Divisão

No final do século XVIII, um estilo de cerveja dominava a Inglaterra: Porter. Como era tendência, as porters mais fortes eram chamada as vezes de Stout Porter, e com o passar do tempo, tornou-se tão comum que pronunciar o nome inteiro não era necessário. O cliente pedia uma Stout e o garçom entendia o que ele queria. Isso criou uma divisão. Agora haviam Porter e haviam Stouts, cervejas similares  mas com uma distinção de força. No começo do SÉC XIX as cervejas que levavam cada nome foram evoluindo de forma diferente e começaram a ser vistas como estilos totalmente diferentes. Pale Ale estava ultrapassando as Porters como a cerveja dominante da época, e as cervejarias passaram a dar maior foco para as Stouts. Com a popularidade em baixa, a qualidade das Porters começou a decair. Vista agora como cerveja fraca, cerveja dos velhos, a Porter quase chegou a sumir. Foi apenas nas últimas décadas que sua popularidade voltou a subir.

Meu Tempo é Hoje

Atualmente Stouts e Porters vêm sendo produzidas ao redor do mundo. Mas mesmo que bebêssemos todas que existem, não seríamos capazes de estabelecer os fatores que as diferenciam. Com certeza não valeria a ressaca. Entretanto, a bebedeira nos levaria a algumas observações. Em geral, ambas tem alguma quantidade de malte torrado que pode ter sabor de café, chocolate ou pão queimado. Em Porters, esse caráter é geralmente mais ameno que nas Stouts, mas existem Porters bem agressivas e Stouts surpreendentemente gentis disponíveis no mercado. Geralmente Porters são menos alcoólicas que Stouts, mas também existem exemplos com alto teor alcoólico. Na prática acaba sendo uma decisão do cervejeiro decidir como irá chamar sua ale escura. Tradição, inspiração, e marketing podem influenciar a sua decisão.

A Esperança Não Está Perdida

Existe uma alta variedade de sub-estilos dentro da cada grande estilo que pode ajudar na hora de decidir o que comprar. Cada um tende a descrever as características da cerveja que te ajudará, a saber, o que está comprando.

Stouts:
·         Dry Stout: Dulçor baixo, bastante amargor dos maltes torrados, baixo teor alcoólico.
·         Oatmeal Stout: Produzida com uma pequena proporção de aveia, que a torna cremosa, amendoada e suave.
·         Milk/Sweet Stout: Produzida com lactose. Mais adocicada, menos amarga e com corpo mais denso.
·         Imperial Stout: Intensa. Caráter extremamente torrado e alto teor alcoólico;

Porters:
·         Brown Porter: Torrefação média, lembra caramelo e chocolate ao leite.
·         Robust Porter: Mais intensa, corpo denso, torrefação alta.
·         Baltic Porter: Tipicamente feita com levedura lager , esta tem sabor bem diferente das outras. Maltada, cremosa e densa. Geralmente não tão amarga.

Espero ter esclarecido alguma coisa. Mas o que dá pra tirar disso tudo é: Habitue-se a ler os rótulos do que está comprando, seja o produto que for. Ninguém conhece melhor o produto do que o produtor.
Começar a semana com uma Stout de 18%abv não tem preço.

Boa semana a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário