segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

A Beer And A Shot. Harmonizando Cerveja e Whisky!

Fui convidado para apresentar uma degustação bem diferente. A ideia era harmonizar cervejas artesanais com o whiskey irlandês Jameson.  A brincadeira aconteceu no Jameson Backyard (quintal da Jameson), um espaço montado na Vila Madalena reunindo jogos, música e comida num lugar com jeitão de jardim.

Num primeiro momento achei estranho. Nunca tinha ouvido falar em harmonizar duas bebidas. Mas sempre gostei de beber uma cerveja e um destilado ao mesmo tempo e numa pesquisa rápida percebi que isso é cultural em muitas partes do mundo.

Se pararmos para pensar, cerveja e whisky tem muito em comum. Dá até para falar que whisky é cerveja sem lúpulo destilada e envelhecida em barril.

Na degustação apresentei diversas cervejas diferentes, algumas também maturadas em barricas, para deixar ainda mais evidente à semelhança entre as duas bebidas. Provamos cinco cervejas de estilos muito variados, para mostrar a diversidade que essa bebida pode alcançar e no final fizemos a harmonização com a Sierra Nevada Pale Ale e a Shipyard Black IPA.



Cada uma delas reagiu de uma maneira diferente com o whisky. A Sierra nevada “refrescou” um pouco o impacto alcoólico do whisky e adicionou suas notas lupuladas ao conjunto. Já os maltes torrados da Black Ipa evidenciaram o caráter amadeirado do destilado de forma vigorosa. A combinação com a Sierra Nevada foi a predileta, mas isso é sempre muito subjetivo. Foi uma experiência incrível.

Muitas pessoas não imaginavam que a cerveja pode chegar a tantos sabores e ficaram surpreendidos. A ideia de ter levado uma diversidade de estilos tão grande era exatamente essa. As vezes pensamos que essas cervejas podem “assustar” um paladar não acostumado. Não foi o que aconteceu. Muito pelo contrário a galera literalmente pirou em cada um dos rótulos. A Fantôme Saison especialmente. Talvez pelo fato dela ter sido a primeira. Talvez não, quando o assunto é Saison, ela é minha referência.

Para harmonizar cerveja e whisky as premissas são as mesmas de sempre. Experimente o whisky ou destilado que quer harmonizar e pense: É um whisky potente? Amadeirado? Quais são os sabores mais intensos dele? Quando tiver uma “mini” avaliação da bebida, pense em uma cerveja que pode cortar ou amenizar essa potencia. Contrastar sabores e adicionar outras notas ao conjunto. O caminho é por aí.


Grande abraço a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário