quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Mistura Clássica Lança a Vertigem IPA

Foto por Giuliana Nogueira.
Na última semana, no Melograno, em São Paulo, aconteceu o lançamento da nova India Pale Ale da cervejaria carioca Mistura Clássica. A receita foi uma parceria dos cervejeiros da Mistura Clássica com os homebrewers Eduardo Dardeau e o experiente e premiado Ricardo Rosa.

A apresentação foi feita pelo sommelier de cervejas José Raimundo Padilha. Nos contou um caso muito curioso sobre o estilo India Pale Ale. Disse que a famosa história da origem desse estilo, aquela onde adicionaram maior quantidade de lúpulos para que as pale ales da época sobrevivessem a viagem de navio da Inglaterra para a índia não tem fundamento. É mais provável que o estilo se desenvolveu naturalmente a partir de pale ales preparadas para o mercado da Índia e que eventualmente, por volta de 1835, receberam um novo nome, East India Pale Ale. Padilha também falou sobre os aspectos sensoriais da Vertigem e sugeriu harmonizações para ela.

Na sequência Nicholas Fuchs contou sobre os novos projetos da Mistura Clássica e como ela pretende se adaptar as novas tendências do mercado cervejeiro nacional em 2015.
Foto por Giuliana Nogueira.
A Vertigem é feita com lúpulos americanos e australianos. O lúpulo está bem presente no sabor e no aroma da cerveja. Não é das India pale Ales mais amargas, na verdade, ela preza pelo equilíbrio com boa presença inicial do malte. Uma boa India Pale Ale.


Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário