segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Suméria Olivia IPAlito e as Indulgentes Batatas Hasselback!

Olááá!!!

O post de hoje é muito especial! O prato é incrível, as Hasselback Potatoes vão entrar para o seu dia a dia, acredite! A cerveja presta homenagem a um personagem da minha infância. Os três responsáveis pela breja são pessoas boníssimas e o principal, a cervejaria é de Santo André, minha maravilhosa cidade.

India Pale Ale, estilo do momento, viciante, tome uma cerveja com lúpulos assertivos e você mudará sua vida, para sempre. As outras cervejas vão parecer sem sabor, sem tempero, sem graça.

A Suméria é uma cervejaria cigana (Gypsy Brewery), ou seja, não possui uma cervejaria própria. Como os caras fazem a cerveja então? Simples, eles contratam uma cervejaria para produzir determinados litros da sua receita. Esse tipo de negócio está cada vez mais comum no Brasil, pois é uma alternativa mais barata para quem quer lançar sua cerveja, que geralmente teve inicio nas panelas, no mercado.

Hasselback era o nome do restaurante sueco onde esse prato foi inventado, na década de 40. É um prato bem simples na verdade. Fazem-se cortes por toda extensão da batata, mas sem chegar até o final, e essas “camadas” são então temperadas com sal, pimenta, ervas e alho. Fica incrível e a apresentação do prato é impressionante.

A melhor maneira para fazer esses cortes é colocar a batata entre dois hashis ou palitos de churrasco mais grossos, ou mesmo duas colheres de pau. Assim não se corre o risco de atravessar a batata.

·         4 batatas Asterix médias bem lavadas e cortadas como recomendado acima (descascar é opcional)
·          4 Dentes de alho médios descascados e picadinhos
·         8 ramos de tomilho, apenas as folhas
·         Sal e pimenta
·         Azeite
·         50 gramas de queijo parmesão ralado

1.       Pré aqueça o forno 190 graus.
2.       Tempere as batatas entre cada corte com o alho, tomilho, sal e pimenta, regue um fio de azeite.
3.       Leve as batatas a uma assadeira e cubra firme com papel alumínio. Asse por volta de 40minutos, ou até que um palito atravesse a batata sem resistência.
4.       Aumente a temperatura para 230 graus. Salpique o parmesão na batata e regue com mais um fio de azeite.
5.       Leve ao forno até corar e sirva!

Essa batata é maravilhosa por si só, mas acompanha muito bem qualquer tipo de proteína.

Lúpulo combina muito com temperos e ervas. A ideia de adicionar o tomilho e o alho é justamente essa. Valorizar o caráter spicy do conjunto.

Sensacional!
Abraços e boa semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário