segunda-feira, 6 de abril de 2015

DUM Jan Kubis com Sopa de Feijão Fradinho, Couve e Linguiça Defumada.

Essa é mais uma daquelas receitas simples cujo resultado é muito satisfatório. Feijão e couve são dois ingredientes que adoro, e me parece que foram feitos um para o outro, penso isso devido a meu eterno amor pela culinária mineira.

Para esse prato, pensando nos sabores e resultado final, utilizei uma linguiça defumada e temperada com alho e outras especiarias. Procure algo nesse sentido, talvez com ervas e, caso não ache uma defumada, adicione um pouco de bacon na receita.

Procure utilizar caldo de frango caseiro como líquido de cocção, se não tiver, opte pela água mesma. Sempre fuja de caldos industrializados.

Vamos falar um pouco sobre feijão agora, um dos meus ingredientes prediletos. Quando o utilizo sempre gosto de pensar nele como a estrela do prato. Muitos chefs dizem: “Não salgue o feijão antes deles estarem cozidos, ou eles não ficarão macios”. Aprendi isso na faculdade também. Será que é verdade? Para explicar vamos falar um pouco de química.

Uma vez vi uma experiência em um blog que mostrou claramente que feijões cozinham e mantém sua forma melhor quando ficam imersos em uma solução salgada da noite pro dia. Resolvi fazer o teste e desde então não penso duas vezes para colocar o feijão de molho.

O que influencia o cozimento do feijão são três “caras”: Cálcio, magnésio e cloreto de sódio (sal). O magnésio e o cálcio atuam como uma parede de tijolos que protegem as paredes celulares do feijão, mantendo elas juntas e evitando que amoleçam.  Eles são pequenos mineiras bem sólidos que requerem uma longa cocção para desfazerem.

O sal joga quimicamente com o cálcio e o magnésio, se adaptando bem na pele do feijão. Durante o tempo em que o feijão está de molho, o magnésio e o cálcio se misturam ao sal e fazem o feijão começar a flutuar no líquido. O sal não enrijece a casca do feijão da mesma maneira como o magnésio e o cálcio, o que significa que feijões deixados de molho em salmoura irão cozinhar melhor do que aqueles deixados apenas na água.

E por isso também que temos que descartar a água da salmoura e usar água fresca. Uma água com tantos minerais dissolvidos irá atrapalhar o cozimento.

Sacou? Isso é ciência mermão.

·         1 colher (sopa) de azeite de oliva
·         360 gramas de linguiça defumada e temperada cortadas em fatias de 05mm
·         180 gramas de bacon cortado em tiras
·         1 alho poro grande bem picado
·         1 cebola grande bem picada
·         1 pimentão verde grande bem picado
·         2 talos de salsão em cubos pequenos
·         1 pimenta jalapeño, picada até formar uma pasta
·         ½ colher (chá) de pimenta calabresa
·         3 dentes de alho médio, fatiado
·         1 maço de couve cortado grosseiramente
·         500 gramas de feijão fradinho
·         2litros de caldo de frango caseiro
·         2 folhas de louro

1.       Na noite anterior coloque o feijão de molho em uma solução de 4 litros de água e 30 gramas de sal. Reserve.
2.       Aqueça o azeite de oliva numa panela grande em fogo médio. Adicione a linguiça e o bacon e cozinhe,mexendo ocasionalmente até começar a dourar nas laterais. Adicione o alho poro, cebola, salsão, pimentão, jalapeño, pimenta calabresa e alho e cozinhe mexendo e raspando o fundo da panela até tudo estar macio (10minutos). Adicione a couve, tampe, e cozinhe até a couve começar a murchar. Destampe, mexa e continue cozinhando.
3.       Adicione o feijão, caldo e folhas de louro. Tempere levemente com sal e pimenta. Adicione água conforme necessário até cobrir completamente os feijões. Leve a fervura, abaixe o fogo e cozinhe até os feijões estarem completamente macios (45 a 75 minutos). Adicione vinagre, tempere a gosto e sirva. A sopa pode ser armazenada em tapewarespor cinco dias na geladeira.

Para acompanhar essa maravilha escolhi uma cerveja leve, mas com sabores bem intensos. Falo da Dum Jan Kubis. Defino essa cerveja em cinco palavras: A melhor lager do Brasil.

Não deixe de experimentar essa sopa. É fantástica!
Abraços a Todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário