domingo, 21 de junho de 2015

Brasserie Fantôme!

Brasserie Fantrôme! (ignore o alegre turista)
No último mês tive a oportunidade de conhecer essa cervejaria incrível e pela qual tenho muito respeito e admiração. A Fantôme adquiriu o status de Cult nos Estados Unidos e com isso se tornou cobiçada por todos os amantes de cerveja.

Dany Prignon,  senhor extremamente simpático, é o responsável pela cervejaria,  dono das receitas (secretas) e funcionário único. A Fantôme produz apenas cervejas do estilo Saison com métodos e equipamentos extremamente artesanais. Sua incrível maquina envasadora tem a capacidade de encher 15 garrafas por minuto! A rotulagem ainda é toda feita manualmente, e ele acende a panela da fervura com fósforos. Na ocasião tivemos a oportunidade de ajudar Dany na produção de uma nova Fantôme e foi uma experiência fascinante.
Mestre Dany consertando uma peça da envasadora.

Quando você conhece a Fantôme você entende a razão das suas cervejas serem tão cobiçadas e queridas pelos beer geeks. Fica claro que Dany não tem a mínima intenção de expandir seu negócio. Como ele não revela as receitas para ninguém, mais claro fica ainda que a Fantôme está com seus dias contados. Portanto, se tiver a oportunidade de provar qualquer uma de suas cervejas, não perca tempo. A maior parte da produção da Fantôme é voltada para exportação, e graças aos deuses cervejeiros, elas podem ser encontradas no Brasil. Não são cervejas baratas, mas valem cada gole. A Fantome Saison é uma obrigação para qualquer pessoa fã desse estilo, é a mais famosa delas.

Primeiro rótulo da Fantôme Saison.

Algumas criações.


Não visite a Fantôme sem combinar com o Dany antecipadamente, se ele estiver  em dia de brassagem, a chance de você ser bem recebido é zero.


Abraços a todos!

3 comentários:

  1. buenas, tenes fotos dela sala de brasagem y olla de ebullición,elaboro saison a nivel homebrew, y estoy interesado en el tema. gracias

    ResponderExcluir
  2. gracias por responder a este comentario, asi recibo notificacion

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernando! Tudo bem?

      Não tenho fotos. Mas ela é bem simples viu, nada automatizada.

      Abs

      Excluir