segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Goose Island Ipa com Frango ao Chimichurri.

O Clubeer me convidou novamente para preparar um prato para harmonizar com uma das cervejas presente no kit do mês de agosto.

Escolhi a Goose Island IPA. Esta cerveja recebeu diversos prêmios em vários concursos. Tem 5,9%abv e 55 IBUs e leva na receita lúpulos europeus e americanos. Ainda assim é considerada uma cerveja do estilo English India Pale Ale, e isso fica muito claro devido ao perfil mais herbal dos lúpulos.

Pensando na intensidade da cerveja escolhi para harmonizar a coxa e sobre coxa de frango. Carne branca, mas que não é tão magra. Para mim são os melhores cortes do frango. A carbonatação e amargor da cerveja são perfeitos para cortar a gordura após a garfada.  Para elevar ainda mais a combinação, preparei um molho com base de ervas, o chimichurri, tradicionalmente usado em churrascos.

Esse método que vou passar para o preparo do frango você pode utilizar para qualquer carne de cocção lenta. Por que esse método funciona:

1.       A Salmoura, além de temperá-la, adicionará suculência a carne.
2.       A cocção em baixa temperatura tornará a carne extremamente macia e suculenta internamente.
3.       O descanso descoberto em geladeira ajuda muito a secar a superfície da carne, o que facilitará o bronzeamento rápido depois.
A pele deve ficar assim após o descanso em geladeira.

Vamos a receita!
·         02 coxas e sobrecoxas de frango com osso e pele.
·         75 gramas de sal
·         1 litro de água

1.       Prepare uma salmoura misturando o sal e água. Coloque a carne na salmoura e deixe por 05 a 10 horas.
2.       Pré-aqueça o forno em 120 graus C.
3.       Retire a carne da salmoura e lave em água corrente. Seque com papel toalha ou um pano limpo, certifique-se que esta bem seco e leve ao forno. (Uma opção, que gosto muito de fazer, é nesse ponto descansar a carne por duas horas em geladeira sobre uma grade, isso realmente seca a superfície da carne).
4.       Asse até que um garfo penetre e torça a carne com facilidade (cerca de 2 horas). Enquanto isso prepare o molho.
5.       Aumente a temperatura para o máximo que seu forno atingir. Pincele azeite sobre a pele do frango e retorne ao forno até corar e ficar crocante.

Chimichurri:

·         1 xícara de salsa bem compactada, lavada e seca
·         5 dentes de alho médio, descascado
·         2 colheres (sopa) de orégano (se usar o seco, utilize duas colheres chá)
·         ½ xícara azeite extra-virgem
·         ¼ Xícara de vinagre de vinho tinto
·         Sal a gosto
·         ¼ colher (chá) de pimenta calabresa em flocos

1.       Coloque a salsa, alho e orégano no processador de alimentos. Pulse até estar bem picado. Pode picar na ponta da faca também, apenas tome cuidada para não picar demais.
2.       Transfira para um recipiente médio e mexendo sempre adicione os outros ingredientes. Experimente e corrija o sabor como necessário.
3.       Disponha a coxa e sobrecoxa sobre um prato e regue o molho por cima.

Ficou um espetáculo e combinou muito bem com a cerveja, não deixe de provar.


Um abraço a todos e em especial ao pessoal do Clubeer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário