segunda-feira, 28 de setembro de 2015

JotaBeer Amber Ale com a Empada de Frango Cabulosa

Sempre é um prazer falar e divulgar cervejas que vi começarem na panela. A JotaBeer Amber Ale foi uma das primeiras receitas do homebrewer João Belentani. Premiada em diversos concursos ela passou a ser produzida numa escala maior e agora a JotaBeer pode ser encontrada em diversas lojas especializadas em cervejas artesanais.

A amber ale é uma das cervejas presentes na seleção de setembro do CluBeer. Dessa vez resolvi preparar uma das sugestões de harmonizações que vem nos folhetos de informações que acompanham os kits, uma gloriosa empada de frango.

O bacana dessa receita é que nela executamos três processos indispensáveis para um cozinheiro, começamos com um caldo de frango, de onde vamos tirar nosso recheio e o líquido que compõe a massa. Faremos um roux para dar cremosidade ao recheio e também veremos alguns segredinhos para fazer uma boa massa podre.

Para 05 empadas grandes:
·         04 coxas e sobrecoxas de frango
·         01 cebola cortada em cubos grandes
·         01 cenoura em cubos grandes
·         Punhado de salsa
·         01 aniz estrelado
·         01 cravo
·         02 folhas de louro
·         Pimenta do reino moída na hora
·         Água gelada q.b
·         Sal q.b

1.       Em uma panela grande coloque todos os ingredientes. Adicione uma pitada de sal e pimenta do reino. Adicione água até cobrir a carne. Leve ao fogo alto até abrir fervura, abaixe o fogo, e cozinhe por 02 horas ou até que um garfo inserido no frango torça sem dificuldade. Durante o processo, retire com uma escumadeira as impurezas que subirem a superfície.  Coe a carne e reserve o caldo. Desfie o frango ainda quente e reserve.

·         200 gramas de farinha de trigo
·         100 gramas de manteiga gelada, em cubos pequenos.
·         50 ml do caldo do cozimento de frango gelado
·         2 gramas de açúcar
·         3 gramas de sal

1.       O segredo para fazer uma boa massa podre é manter os ingredientes frios durante todo o processo para que a gordura não derreta e não trabalhar demais a massa após a adição do líquido, pois não queremos desenvolvimento de glúten.
2.       Em um processador de alimentos coloque a farinha de trigo, sal, açúcar e a manteiga. Pulse umas 25 vezes, ou até que chegue a consistência de uma farofa grosseira. (esse processo pode ser feito a mão, apenas lembre-se trabalhar rápido e se perceber que está subindo a temperatura, interrompa o processo, coloque a travessa na geladeira e retorne o trabalho mais tarde)
3.       Adicione o líquido gelado no centro da massa e sove rapidamente até obter uma massa homogênea. Cubra com papel filme e leve a geladeira.

·         15 gramas de manteiga
·         15 gramas de farinha de trigo
·         300 ml do caldo de frango
·         Frango desfiado
·         Sal q.b
·         Pimenta do reino q.b
·         Punhado de salsa picada

1.       Em uma panela derreta a manteiga e espere espumar. Adicione a farinha de trigo e mexa vigorosamente com uma colher de pau, irá formar uma pasta.
2.       Adicione 1/3 do caldo e mexa vigorosamente. Adicione o segundo terço e agora com um batedor de arames continue mexendo, adicione o terceiro terço e continue mexendo até engrossar um pouco. Adicione a carne desfiada, tempere a gosto. Quando você perceber que está um recheio cremoso, retire do fogo e adicione a salsa.

·         Massa
·         Recheio
·         Gema de ovo batida
·         Sal q.b

1.       Pré-aqueça o forno em 200 graus centigrados com uma assadeira vazia dentro.
2.       Coloque um pedaço no centro da forma de empada e com os dedos vá espalhando por toda forma. Prefiro deixar a massa bem fina, mas siga seu instinto!
3.       Coloque o recheio, seja generoso. Abra um pedaço da massa com rolo de macarrão e  feche a empada.
4.       Pincele a gema de ovo por cima e salpique um pouco de sal.
5.       Leve ao forno e coloque na assadeira. (com a assadeira já quente, a base da empada começa a assar mais depressa e ajuda a não embatumar essa região) Asse por 20 a 25 minutos, até que esteja bem corada.
6.       Espere esfriar um pouco, desenforme e sirva com uma pimenta de sua preferência.
A harmonização é sensacional, as intensidades se equilibram, os sabores do malte realçam a massa da empada e os lúpulos trazem sabor e brincam com os temperos do recheio, e, claro, intensifica a pimenta.

ESPETÁCULO!


Abraços a todos e um ótima semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário