quinta-feira, 14 de julho de 2016

CITRA Lover! A primeira single hop da Cervejaria DOGMA

Citra Lover! Que rótulo!
Rolou ontem no King Of Fork em Pinheiros o lançamento da cerveja Citra Lover, novidade da Cervejaria Dogma.

A Citra Lover é feita nos moldes da aclamadas NE IPA. Se você nunca ouviu falar desse tipo de India Pale Ale calma que já vou explicar. As New England IPA ou Juicy IPA (ipas suculentas) é a nova moda (ou seria tendência?!) nos Estados Unidos. São IPAs feitas sem maltes especiais ou maltes caramelados e uma carga excessiva de lúpulos. O malte especial, por ter um sabor mais pronunciado, é responsável por boa parte do caráter sensorial da cerveja, o que irá no caso de uma IPA atrapalhar a percepção daquela explosão cítrica, tropical, gramínea, herbal, foral e maravilhosa que queremos sentir.

As NE IPA são caracterizadas por uma turbidez típca (hop haze) bem presente devido ao uso excessivo do lúpulo, o que traz uma sensação cremosa e suculenta, dai o nome, mas ainda suave ao paladar e com sabores bem tropicais e cítricos. O amargor deve ser rápido e afiado, sem incomodar. Os sabores na verdade serão diretamente ligados a variedade de lúpulo utilizada.

A parte boa da história toda é que agora não precisamos mais ir a New England para conseguir provar uma NE IPA, pois a Cervejaria Dogma está fazendo belos exemplos aqui mesmo, em Sâo Paulo. Se você não provou a RIZOMA, não perca mais tempo, essa cerveja foi (ou será) um marco na cena cervejeira brasileira por vários motivos. Foi a primeira NE IPA nacional. Fez parte do primeiro envase coletivo de cervejas em lata, o que vem ajudando e muito o brasileiro a perder o preconceito com as latas. E basicamente acho que foi a primeira vez que ninguém reclamou de pagar bem caro numa cerveja, cerca de 35 pilas a unidade, pois o que ela entrega é algo realmente espetacular.
Repare a coloração dourada da cerveja devido ao não uso dos maltes especiais.
Enfim, voltando a CITRA LOVER, ela é a primeira de três cervejas dessa série de single hops da DOGMA. Single Hop quer dizer que apenas um lúpulo foi usado em toda a produção da cerveja, a parte linda disso é justamente sacar as características da variedade usada. A Citra Lover está o bicho, assim como a Rizoma e como qualquer outro rótulo da Dogma, os caras detonam e não a toa é uma das cervejaria mas aclamadas do Brasil no momento.

Mas corre que existem apenas 900 latas da Citra Lover para São Paulo

O lançamento oficial da Dogma Citra Lover será no dia 18 de julho, no Empório Alto dos Pinheiros – Rua Vupabuçu, 305, Pinheiros, SP.

Abraços a todos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário