Eisenbahn 5 Anos com Medalhão Suíno e Risoto de Rúcula e Gorgonzola
Não tem jeito. Eu adoro arroz. De tudo que é tipo, jeito e preparo. Aprecio arroz branco soltinho, risoto, pilaf, japonês, doce, à grega, carreteiro, enfim todos. Muitos pratos de arroz já protagonizaram outras harmonizações aqui no blog. Hoje não será diferente. Mais um risotinho feito com carinho e calma. Porém, desta vez, os ingredientes que estrelam o risoto, são de caráter mais marcante e deixam-no com sabor intenso e não tão suave. O risoto clássico é um prato rico e cremoso, mas ao mesmo tempo o grão fica sempre “al dente” . Esse é o principal cuidado ao se preparar risotos, a cremosidade (como uma onda) e a textura do grão.
Vamos à harmonização.
A Eisenbahn 5 Anos, é uma cerveja do estilo Vienna Lager (3 A). Ela passa pelo processo de dry-hopping, que consiste na adição extra de lúpulos aromáticos durante a maturação. Apresenta corpo médio e tem sabor bem balanceado entre o malte e o lúpulo, com notas doces e amargas. Já os aromas predominantes são do lúpulo, muito em função do dry-hopping. É uma cerveja espetacular e o seu amargor ajuda muito a harmonização. Lúpulo na realidade é um grande aliado de qualquer refeição. Para harmonizar com este amargor, nada como o gorgonzola e a rúcula, ingredientes picantes, mas que não incomodam e adicionam muito sabor, salgado, principalmente. A castanha do Pará, além de muito proteica, em termos nutricionais, colabora com a textura crocante do prato. O medalhão, marinado no vinho, é o elemento que vai dar aroma e consistência para a refeição, além de ser suculento e ter um pouco de gordura. O legal dessa harmonização, é que nenhum componente se sobressai. É muito equilibrado e sentimos todos os sabores na boca.
A receita leva um cozimento rápido, no máximo 40 minutos, mas a carne sofre uma marinada de pelo menos duas horas. O ideal é fazer a marinada primeiro, selar as carnes, ir pro risoto e durante o cozimento do risoto por a carne no forno.
Passarei a receita original. Reduzir em cem gramas a quantidade de arroz e manter a de carne. O risoto serviu quatro pessoas na medida e a carne sobrou um pouco.
Risoto de Rúcula e Gorgonzola – Ingredientes:
· 300g arroz arbóreo
· 200g queijo gorgonzola em cubos
· Folhas de rúculas rasgadas com as mãos
· 100g de castanha do Pará picadas
· 100g de manteiga sem sal
· 50g de cebola picada
· 20g de alho picado
· 1L caldo de legumes
· 100 ml de vinho branco seco
Preparo:
Prepare o caldo de legumes e o mantenha aquecido, mas sem ferver. Refogue a cebola e o alho em metade da manteiga, mantenha fogo médio, adicione o arroz e frite um pouco. Cuidado para não queimar, adicione o vinho e deixe evaporar. Comece a adicionar o caldo e vá mexendo sempre, conforme for reduzindo vá colocando mais. Experimente para ver o ponto. Quando estiver próximo de “al dente” adicione o queijo. Atingindo o ponto desligue o fogo e adicione as castanhas e a rúcula, mexa bem para incorporar, verifique o sal e o acerte se precisar. Adicione o resto da manteiga e tampe.
Medalhão Suíno – Ingredientes:
· 8 Medalhões de Filé Mignon Suíno
· 200ml vinho branco seco
· 2 dentes de alho, ralados ou amassados
· 2 folhas de louro
· Sal
· Pimenta do reino branca moída na hora
· Azeite para selar
Preparo:
Junte o vinho, o alho, a pimenta e o louro em uma travessa. Mexa bem e coloque os medalhões nela. Se não conseguir cobrir tudo, vire-os no meio da marinada, após uma hora. Reserve no refrigerador. (reserve a marinada) Esquente o azeite em uma frigideira e sele os medalhões em fogo alto. Retire e ajeite-os em uma assadeira com o resto da marinada. Asse por 12 minutos em forno pré-aquecido a 220 graus.
Uma harmonização espetacular!
Bom apetit!
A frase de hoje pertence ao Coronel Adolphus Busch, alemão, co-fundador da Anheuser-Busch, hoje a maior cervejaria do mundo.
“Ser rico não é importante, nunca poderás beber mais de trinta a quarenta copos de cerveja por dia.”
mandei um mail pelo seu blog achando que tava comentando! haha
ResponderExcluirEnfim - acho que essa é a melhor das Eisenbahn (em custo benefício e bebabilidade pelo menos). To com uma meia dúzia de Salvators doppelbock em casa, e to procurando experimentar mais. Alguma sugestão pra harmonizar elas? (e não me vem falar de doce, porque não vou comer chocolate com cerveja).
Abraço do Renes
Grande Renes!
ResponderExcluirTo contigo e não largo, a 5 anos é a melhor mesmo!
O doppelbock é um estilo versátil e encorpado, que pode acompanhar muitos pratos. Esses pratos devem ter sabor mais intenso e pronunciado, para não ser "subjugado" pela força da Salvator. Rsrsrsrs. Pratos gordurosos como feijoada ou rabada vão bem, assim como um risoto de gorgonzola, ou apenas o queijo gorgonzola mesmo. Um mignon ao molho funghi é legal também.
grande abraço