terça-feira, 17 de maio de 2011

Harmonização Amarguinha

Eisenbahn 5 Anos com Medalhão Suíno e Risoto de Rúcula e Gorgonzola
Não tem jeito. Eu adoro arroz. De tudo que é tipo, jeito e preparo. Aprecio arroz branco soltinho, risoto, pilaf, japonês, doce, à grega, carreteiro, enfim todos. Muitos pratos de arroz já protagonizaram outras harmonizações aqui no blog. Hoje não será diferente. Mais um risotinho feito com carinho e calma. Porém, desta vez, os ingredientes que estrelam o risoto, são de caráter mais marcante e deixam-no com sabor intenso e não tão suave. O risoto clássico é um prato rico e cremoso, mas ao mesmo tempo o grão fica sempre “al dente” . Esse é o principal cuidado ao se preparar risotos, a cremosidade (como uma onda) e a textura do grão.
Vamos à harmonização.
A Eisenbahn 5 Anos, é uma cerveja do estilo Vienna Lager (3 A). Ela passa pelo processo de dry-hopping, que consiste na adição extra de lúpulos aromáticos durante a maturação. Apresenta corpo médio e tem sabor bem balanceado entre o malte e o lúpulo, com notas doces e amargas. Já os aromas predominantes são do lúpulo, muito em função do dry-hopping. É uma cerveja espetacular e o seu amargor ajuda muito a harmonização. Lúpulo na realidade é um grande aliado de qualquer refeição. Para harmonizar com este amargor, nada como o gorgonzola e a rúcula, ingredientes picantes, mas que não incomodam e adicionam muito sabor, salgado, principalmente. A castanha do Pará, além de muito proteica, em termos nutricionais, colabora com a textura crocante do prato. O medalhão, marinado no vinho, é o elemento que vai dar aroma e consistência para a refeição, além de ser suculento e ter um pouco de gordura. O legal dessa harmonização, é que nenhum componente se sobressai. É muito equilibrado e sentimos todos os sabores na boca.
A receita leva um cozimento rápido, no máximo 40 minutos, mas a carne sofre uma marinada de pelo menos duas horas. O ideal é fazer a marinada primeiro, selar as carnes, ir pro risoto e durante o cozimento do risoto por a carne no forno.
Passarei a receita original. Reduzir em cem gramas a quantidade de arroz e manter a de carne. O risoto serviu quatro pessoas na medida e a carne sobrou um pouco.

Risoto de Rúcula e Gorgonzola – Ingredientes:
·         300g arroz arbóreo
·         200g queijo gorgonzola em cubos
·         Folhas de rúculas rasgadas com as mãos
·         100g de castanha do Pará picadas
·         100g de manteiga sem sal
·         50g de cebola picada
·         20g de alho picado
·         1L caldo de legumes
·         100 ml de vinho branco seco
Preparo:
Prepare o caldo de legumes e o mantenha aquecido, mas sem ferver. Refogue a cebola e o alho em metade da manteiga, mantenha fogo médio, adicione o arroz e frite um pouco. Cuidado para não queimar, adicione o vinho e deixe evaporar. Comece a adicionar o caldo e vá mexendo sempre, conforme for reduzindo vá colocando mais. Experimente para ver o ponto. Quando estiver próximo de “al dente” adicione o queijo. Atingindo o ponto desligue o fogo e adicione as castanhas e a rúcula, mexa bem para incorporar, verifique o sal e o acerte se precisar. Adicione o resto da manteiga e tampe.
Medalhão Suíno – Ingredientes:

·         8 Medalhões de Filé Mignon Suíno
·         200ml vinho branco seco
·         2 dentes de alho, ralados ou amassados
·         2 folhas de louro
·         Sal
·         Pimenta do reino branca moída na hora
·         Azeite para selar
Preparo:
Junte o vinho, o alho, a pimenta e o louro em uma travessa. Mexa bem e coloque os medalhões nela. Se não conseguir cobrir tudo, vire-os no meio da marinada, após uma hora. Reserve no refrigerador. (reserve a marinada) Esquente o azeite em uma frigideira e sele os medalhões em fogo alto. Retire e ajeite-os em uma assadeira com o resto da marinada. Asse por 12 minutos em forno pré-aquecido a 220 graus.
Uma harmonização espetacular!
Bom apetit!

A frase de hoje pertence ao Coronel Adolphus Busch, alemão, co-fundador da Anheuser-Busch, hoje a maior cervejaria do mundo.
“Ser rico não é importante, nunca poderás beber mais de trinta a quarenta copos de cerveja por dia.”

2 comentários:

  1. mandei um mail pelo seu blog achando que tava comentando! haha
    Enfim - acho que essa é a melhor das Eisenbahn (em custo benefício e bebabilidade pelo menos). To com uma meia dúzia de Salvators doppelbock em casa, e to procurando experimentar mais. Alguma sugestão pra harmonizar elas? (e não me vem falar de doce, porque não vou comer chocolate com cerveja).

    Abraço do Renes

    ResponderExcluir
  2. Grande Renes!

    To contigo e não largo, a 5 anos é a melhor mesmo!

    O doppelbock é um estilo versátil e encorpado, que pode acompanhar muitos pratos. Esses pratos devem ter sabor mais intenso e pronunciado, para não ser "subjugado" pela força da Salvator. Rsrsrsrs. Pratos gordurosos como feijoada ou rabada vão bem, assim como um risoto de gorgonzola, ou apenas o queijo gorgonzola mesmo. Um mignon ao molho funghi é legal também.

    grande abraço

    ResponderExcluir