sábado, 30 de julho de 2011

Cervejaria Klein


Semana passada, acompanhado de outros confrades e amigos, entre eles os blogueiros Cervezando, Pedro Cervejeiro e o elétrico Pieraço, realizamos uma tour cervejeira para a cidade de Curitiba. Meca da atual Revolução Cervejeira, tão comentada e discutida atualmente nas principais mídias sociais. A viagem contou com dois grandes ápices, que foram exatamente a visitação das cervejarias Klein e Bodebrown.




A Klein ao que parece optou por ir à direção contrária ao rumo cervejeiro que a cidade está tomando, pois por lá é comum encontramos Imperial Stouts, Strong Scotch Ales, Smoked Stout, Imperial IPA, IPA Defumadas, Double Vienna e mais uma série de idéias malucas que fomentam as mentes dos homebrewers locais. Claro que nunca de forma bagunçada e sim com muita base, pesquisa e conhecimento do que estão fazendo. Fato que fica óbvio ao tomarmos qualquer uma das experiências.

Mosto

Mosto Fervendo
Pilsen

Weiss

Brown Ale
Já a Klein opta por fornecer estilos mais tradicionais, alguns também pouco produzidos no Brasil como o Brown Ale ou o Bohemian Pilsner. O que surpreende é que todas as suas cervejas são muito bem feitas. Meu destaque vai para a Stout deles, é um verdadeiro café com uma espuma que lembra leite. Maravilhosa e de certa forma foi à preferida dos confrades também.

Lúpulo
Chegamos a Campo Largo, cidade vizinha a capital Paranaense e fomos recebidos maravilhosamente pelos funcionários, que desde o princípio nos deixou muito a vontade para andar pela fábrica, questionar e aprender. Claro que tudo ficou melhor depois que fomos experimentar as crias.
A Pilsen tem uma drinkability que chega a ser venenoso, a Weiss um equilíbrio estupefante entre banana e cravo, a Brown apresenta um caramelado de fechar os olhos e a Tchec, como é de se esperar mostra o que o lúpulo tem que fazer com uma cerveja.

O processo todo fica a cargo dos jovens Mestres Cervejeiros André e Wagner. Dois cabras muito gente fina, que nos deixaram muito a vontade e nos explicaram como funciona a coisa toda.


André “confidenciou” também que tem muitas receitas em plano para executar, e que idéias não faltam para eles embarcarem no bonde Curitibano.

Fotos da visita:

Cervezando



Pilsen não filtrada
A Trupe!


Agradeço de coração ao pessoal da Klein por nos ter aberto as portas e principalmente os fermentadores!


Se encontrar qualquer Klein que seja, não deixe de levar.


Saúde!


http://www.kleinbier.com.br/ (segundo eles mesmo, o site se encontra em “fermentação”)
m “fermentação”)

4 comentários:

  1. João,

    Que viagem, litaralmente viajamos nessa cervejaria!

    Belo post!!

    ResponderExcluir
  2. Valeu Rafa.

    Foi sensacional! Infelizmente com pouco tempo não deu para fazer tudo o que queríamos, mas isso é bom porque nos dá um motivo para voltar.

    grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. É sempre um prazer receber admiradores de cervejas como vcs. E quando passarem aqui por Campo Largo apareçam para fazer uma degustação. Mas é direto do tanque. Sabem vcs já são de casa.

    Suelen Cervejaria Klein.

    Um brinde.

    ResponderExcluir
  4. a klein seria um pecado não ir mesmo, a stout deles é puro amorrr , pena mesmo que vocês foram the flash aqui ! tão me devendo 1 tur hein!tem muita coisa a conhecer ainda aqui!
    Nádia

    ResponderExcluir