quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Harmonização de Entrada


Krombacher Pils e Camarãozinho ao Alho

Bem apropriada para os dias quentes na praia, onde podemos encontrar camarões fresquíssimos a bons preços sendo vendidos pelos pescadores nos famosos calçadões. Preparo rápido e fácil, tudo o que precisamos para contrabalancear o dia seguinte àquela velha churrascada praiana, onde literalmente tiramos o dia para comer e beber e acabamos com um peso na consciência infernal. Uma salada acompanhada camarãozinho salteado aliviam um pouco a “má” sensação.
O prato requer habilidade mínima, ainda mais quando os camarões já estão pré-cozidos. Caso contrário, não se assuste. Coloque-os em água salobre fervente por 1 minuto ou até que mudem de cor.

Camaraões ao alho:


Ingredientes:
  
Camarões pequenos ou médios.
·         3 dentes de alho picados em lâminas ou brunoise(cubos pequeninos)
·         Sal a gosto
·         Azeite
·         Limão para acompanhar

Preparo:
                Numa frigideira, despeje um fio de azeite e coloque os dentes de alho para dourar. Adicione os camarões e saltei-os por 2 ou 3 minutos, temperando com o sal na frigideira mesmo, se quiser adicionar alguma erva fresca picadinha, esse é o momento. Passe-os para um prato com papel toalha e disponha o limãozinho para acompanhar.

Os frutos do mar normalmente têm  sabor muito delicado requerem cervejas leves e pouco complexas para não ofuscarem seu sabor. Uma boa Pilsner é extremamente bem vinda nessa situação justamente pela pureza, simplicidade e clareza de sabor. A carência de características frutadas, condimentadas ou tostadas acaba por não ser um obstáculo. Às vezes uma cerveja simples pode preencher muito bem o objetivo. Podemos até pensar que o amargor excessivo de alguma tcheca pode oprimir o sabor delicado do camarão e realmente a um fundamento nisso. Mas acaba não ocorrendo justamente por que esse amargor do estilo ser do tipo passageiro, que não perdura. Acaba sendo uma arma, pois assim que passa o amargor, sabores delicados explodem na boca. O sabor dos camarão é estimulado e realçado pela cerveja. A doçura do malte e sabores típicos que remetem a pão encontram par perfeito nos frutos do mar.

 Muito simples e extremamente saboroso. Não  precisa muito para ser feliz.


Sáude!

Um comentário: