segunda-feira, 11 de junho de 2012

Gauloise Brune com Costela de Cordeiro Recheada



Curto demais carne de cordeiro. É muito macia e tem um sabor diferente, forte. O problema no Brasil, pelo menos em São Paulo, é ser é uma carne cara. Certa vez em um supermercado, deparei-me com a costela de cordeiro, sendo vendida por dez reais o quilo.

Não conhecia o corte, resolvi levar para testar.
Pesquisando, descobri que na verdade essa costela é o peito do cordeiro. Como tinha muitos ossos e pouca carne, tinha que dar um jeito de torná-la mais rentável, já que levaria um bom tempo assando-a. Vendo um vídeo do estrelado Gordom Ramsay, onde ele recheia um lombo de cordeiro, matei a charada, faria o mesmo com a costela/peito.

Desossar não é difícil, facilita se tiver uma faca de desossa, mas uma faca pequena e afiada serve. Vá trabalhando sempre rente aos ossos e tentando cortar o mínimo de carne possível. Na realidade o osso deve sair com facilidade. Mas ponha o seu açougueiro para trabalhar, ele está lá para isso!

Para acompanhar o cordeiro com esse recheio que utilizei você pode optar por cervejas da escola Belga como Dubbel,  Dark Strong Ale, ou até a mais leve Belgian Pale Ale. Optei por uma Dubbel, a Gauloise Brune. O cordeiro pode ser marinado se você preferir.
Costela de Cordeiro Recheada:

Recheio:

•    200 gramas de shitake
•    300 gramas de espinafre
•    50 gramas de gorgonzola em farelos
•    1 colher sopa cheia de manteiga
•    Azeite quanto baste
•    Sal e pimenta a gosto
•    Pitada de noz moscada (opcional)
•    1 gema de ovo

Não lave os cogumelos. Apenas umedeça papel toalha ou uma escovinha e limpe-os. Corte as extremidades dos talos e pique-os em tamanhos uniformes. Em uma frigideira coloque um pouco de azeite. Adicione os cogumelos, tempere com sal e pimenta, deixe-os adquirir uma boa cor e transfira para um escorredor. Na mesma frigideira, coloque um pouco mais de azeite, adicione a manteiga no centro, e adicione os espinafres, tempere novamente, deixe-os reduzir (cerca de 30 segundos a 1 minuto) e coloque-os junto com os cogumelos no escorredor, adicione a noz moscada. Deixe escorrer a água. Transfira tudo para uma travessa, adicione o gorgonzola e a gema e incorpore bem. Leve ao refrigerador para firmar um pouco.

Cordeiro:
•    Costela de Cordeiro
•    Sal Grosso e Pimenta
•    Barbante
•    Azeite

Abra a costela. Tempere com o sal e a pimenta dos dois lados. Disponha o recheio por toda a extensão e enrole a costela. Amarre com um barbante (pode costurar também). Em uma frigideira coloque azeite e deixe aquecer bem. Sele a costela em todos os lados. Transfira para uma assadeira e leve ao forno pré-aquecido a 150 graus. Asse por uma hora, aumente para 180 graus e deixe mais uma hora e meia. Retire e deixe descansar um pouco antes de fatiar.

Quando faço assados sempre gosto de aproveitar o forno para a guarnição. Dessa vez assei alguns tomatinhos com azeite, sal, pimenta e orégano. Ficam sensacionais.

Gosto muito de assar coisas quando recebo amigos em casa. A razão é que não ficamos presos à cozinha e podemos ir curtindo a noite sem problemas.

A harmonização está ligada a complexidade de sabores. Num prato como este, precisamos de uma cerveja com sabores mais intensos e profundos, para fazer frente ao alimento. Embora a dubbel tenha amargor moderado, sua carbonatação é suficiente para lidar com a gordura da costela. É o tipo de refeição em que se prestarmos atenção, sentiremos muitos sabores ao mesmo tempo no paladar. Um espetáculo!


Boa diversão!

3 comentários:

  1. Fala João, blz?

    Cara adorei!!! Show de bola!!!
    Tb gosto muito de cordeiro, mas sempre faço na churrasqueira... Uma hora vou tentar!

    Abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ferdinando.

      Obrigado pela recepção aquele dia! Foi muito bacana.

      Podemos combinar de fazer essa juntos um dia.

      grande abraço

      Excluir
    2. Cara, a hora que vc quiser!

      Nós que agradecemos a visita, estava ótimo!!!

      Abração,

      Excluir