segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Nunes & Levy Pururuca e Picanha Invertida



Churrasquinho domingo com a família é sempre gostoso, mas é batata que virá alguém que você não esperava. O famoso “bicão”. Aí para dizer que não é folgado o cara traz um engradado de latas de cerveja e uma Picanha que ele deve ter comprado em alguma promoção no supermercado. Ao abrir a embalagem você se depara (ou não) com aquela camada de gordura imprestável e não sabe o que fazer com aquilo. Servir uma picanha sem gordura? O que irão pensar de mim? Não mesmo!

Pois com esse post, seus problemas acabaram. Para solucionar este comum problema, foi inventada a Picanha Invertida, que irá preservar essa camada insignificante de gordura durante todo o cozimento e, além disso, receberá um recheio para dar mais sabor. Afinal até mesmo uma picanha não muito boa merece um belo tratamento certo! 

Mas as novidades não param por aqui. Para ajudar ainda mais a Picanha fazer bonito, trago uma Inovação para o mundo da cerveja. Uma Extreme Rauchbier, a Pururuca! Nomeada assim pelos artesãos dessa cerveja, o Eduardo NUNES & a Juliana LEVY.

Questionado sobre as características desse estilo de cerveja, Eduardo Nunes foi sucinto:

”Cara, o propósito dessa breja era de ser mais tudo mesmo... mais alcoólica, com mais corpo, mais amargor e mais defumado que uma Rauch normal. Eu defumei malte vienna naquele esquema caseiro e defumei malte defumado comercial, pra potencializar o negócio. Fazer essa breja foi um trampo da porra... ontem nós tomamos uma também. Ela ficou EXTREME mesmo... mas essa era a idéia.”

Estilo: Extreme Rauchbier

Após ler a resposta, algo me disse que seria um bom começo rechear a Picanha com Provolone Defumado, Toucinho defumado, cebola e alho...

(Essa receita deve ser aplicada apenas a peças de picanha que realmente não estejam adequadas para o método tradicional)

Picanha Invertida:

•    1 Picanha
•    Óleo ou azeite
•    100 gramas de provolone ralado
•    100 gramas de toucinho defumado em cubinhos
•    1 cebola picada
•    3 dentes de alho picados

Com uma faca afiada, fure a carne em ambas as extremidades, inserindo a faca do lado mais grosso para o mais fino. Abra o furo cortando com a faca com muito cuidado até próximo das laterais. Passe óleo ou azeite pelo exterior para facilitar a inversão. Coloque uma das mãos no furo em com a outra empurre a ponta da picanha para dentro. Pegue com os dedos e com cuidado inverta a peça.

Numa frigideira em fogo moderado coloque o toucinho. Quando derreter a gordura adicione a cebola e o alho e refogue até ficarem macios. Retire do fogo e adicione o queijo para derreter. Reserve até esfriar, e depois distribua dentro da Picanha. Asse a picanha na brasa ou no forno até o ponto desejado. Cerca de 40 minutos para ao ponto para mal passado com o forno a 180 graus.

A harmonização obviamente ocorre por semelhança. Os sabores defumados e caramelizados combinam perfeitamente. Para a harmonização funcionar é essencial que a Picanha seja recheada com o queijo e toucinho para que o prato ganhe intensidade e possa equiparar com a força da cerveja. Pois com 9% de álcool, corpo elevado e amargor afiado ela iria passar por cima de uma “Picanha normal”.

Parabéns a Nunes & Levy pela ousadia e por mais uma excelente breja!!!



Abraços a todos os bicões do Brasil!!!

Um comentário:

  1. A entrevista foi informal...rs... Mas a Picanha estava realmente fantástica. Além da sempre excelente companhia do João e sua família! Valeu!
    Nunes & Levy

    ResponderExcluir