segunda-feira, 4 de março de 2013

Projeto The Beers



 The Beers Chigaco Blues Smoked Porter com Smoked Dog and Cheese

Hoje trago a vocês um projeto que achei bem criativo e inovador no Brasil. Falo do The Beers, feito pelo Clube do Malte de Curitiba, onde eles aliaram e estilos musicais que apresentam alguma semelhança.

Recebi em casa uma Chicago Blues Smoked Porter, e para retribuir o imenso carinho, não podia deixar de harmoniza-la e postar aqui no blog.

Muitas idéias me vieram a cabeça, mas numa pesquisa rápida sobre Chicago, encontrei que o Hot Dog é uma iguaria bastante popular por lá. Pensando no sucesso da harmonização, resolvi ao invés de cozinhar a salsicha, defuma-la através de uma técnica que aprendi na faculdade. Aproveitei o gancho e defumei também um gorgonzola e um gouda.




A idéia do queijo foi muito bem vinda, principalmente o gouda (o gorgonzola é um pouco pesado para a cerveja), pois podemos degustar tranquilamente enquanto curtimos um belo blues de Chicago, de preferência Buddy Guy! 

Mas o destaque mesmo foi o Hot Dog, a harmonização ficou estupenda!

Segue o Release oficial do Projeto e na sequencia o processo que utilizei para defumar.

Música e cerveja tem tudo a ver, seja qual for o estilo, elas são envolventes, excitantes e alegram as pessoas e todo o ambiente. Com essa filosofia que surgiu o projeto The Beers, um trabalho temático e colaborativo que tem a iniciativa do Clube do Malte e pretende ser distribuído para todo o Brasil.
A ideia é “engarrafar” os estilos musicais, as bandas, os artistas, as notas musicais para trazer uma experiência agradável e divertida de se tomar cerveja. O projeto já tem quatro rótulos, desenvolvidos pelo brewmaster Tiago Silva, ligados uma rádio exclusiva de música independente brasileira no Facebook.
Todos os rótulos trazem um QRcode, que automaticamente liga a pessoa ao BandPage no Facebook. Ali, as bandas podem enviar seu material para compor a rádio conforme cada estilo de cerveja do The Beers. Já fazem parte do setlist músicas das bandas Uhlala e Trem Fantasma. É só curtir!

Os Rótulos The Beers

As grandes estreias são a Chicago Blues, uma smoked porter, forte, encorpada e robusta que traz como tema a intensidade do Blues e a Underground, uma american IPA forte, marcante e intensa, inspirada no punk rock.


E não para por ai, porque em breve, será a vez da Partido Alto, uma pilsen leve e dançante como o samba de raiz e da Sierra Maestra, uma scotch ale com tema música cubana. Todas as garrafas são de 355ml e já vem acompanhadas de uma campanha temática com cartazes para colocar nos bares, brindes como bolachas, adesivos, abridores de garrafa, copos exclusivos, camisetas, quadros assinados por designers cervejeiros.

            O conceito do projeto é do Clube do Malte, com participação das agências Heads Propaganda e Agência Wow, com produção da Cervejaria Curitiba, a distribuição nacional é da Import Beer (importadora oficial da Pilsner Urquell e Red Stripe e distribuidor da Dado Bier).

Clube do Malte

Rede pioneira no mercado de cervejas especiais surgiu para comercializar cervejas e produtos a base de cerveja (pães, geleias, molhos) para consumidores que buscam uma experiência gastronômica diferenciada. Em 2010, foi inaugurada a loja conceito (localizada na Rua Des. Motta, 2220 I Curitiba-PR) que reúne restaurante, bar, empório e shows musicais. Em 2011, expandiu fronteiras através do e-commerce www.clubedomalte.com.br vendendo produtos para todo o país. Em 2012, conquistou o prêmio de Melhor Carta de Cervejas de Curitiba (Revista Veja Comer & Beber 2012/2013).

Serviço:

Projeto The Beers
Contato: (41) 3014-3414
Site: www.projetothebeers.com.br
Facebook: www.facebook.com/projetothebeers
Coloque em seu estabelecimento: contato@projetothebeers.com.br
Compre online: http://www.clubedomalte.com.br/departamento/the-beers

Defumação:

Não é uma receita, mas sim um processo que irei passar. As fotos irão explicar melhor que as palavras. Você pode fazer a combinação de especiarias que desejar e até mesmo usar chips de carvalho ou alguma outra madeira.

•    1 ou 2 folhas de louro
•    4 gramas de grãos de pimenta
•    20 gramas de arroz
•    5 gramas de açúcar
•    Papel alumínio
•    Salsichas
•    Queijo Gouda

Forre o fundo de uma panela com quatro camadas de folhas de alumínio, espalhe as especiarias por cima e leve ao fogo moderado. Coloque uma grade em cima ou dentro da panela e cubra. Quando começar a produzir fumaça coloque as salsichas e o queijo e cubra bem. Deixe por 20 minutos.





Quando for montar seu hot dog, tente não encharcar muito com os acompanhamentos, afinal se você fez uma salsicha tão legal, valorize-a! O meu foi com um pouco de maionese, picles de pepino, fatias finas do gouda, mostarda e um toque de batata palha. Ficou espetacular!

Sensacional a cerveja também, bem bacana esse estilo, foi a primeira vez que tomei e a defumação, embora bem leve, adiciona complexidade.



Parabéns ao Clube do Malte!

Abraços a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário