segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Anchor Summer Ale com Caesar Salad



Esta é a segunda salada da série de cinco saladas deliciosas prometidas para o seu verão. Caesar Salad é um clássico. Criada em 1924 por Caesar Cardini na cidade de Tijuana, México.

Basicamente a salada é composta de alface romana quebrada com as mãos, croutons com alho, misturados com um molho cremoso feito de ovos, azeite, limão, parmesão, molho inglês e anchovas. Essa combinação de sabores e texturas intensas com certeza é coisa boa.

Hoje é muito comum adicionar peito de frango cozido à salada. Fica a seu critério, sempre preferi a clássica.

O molho nada mais é do que fazer uma maionese com outros sabores. Vejam o  vídeo e método da maionese em 2 minutos, pois iremos fazer esse molho da mesma maneira. 

No mais é só seguir as premissas de qualquer boa salada. Use ingredientes frescos e de qualidade, seque muito bem a alface, use um bom pão e daí por diante!

Devido aos sabores robustos presentes no prato, optei por uma cerveja um pouco mais amarga e lupulada. Funcionou muito bem!

4 porções generosas
·         3 colheres (sopa) + ¼ de xícara de azeite de oliva (dividido)
·         2 dentes de alho médios, bem picados
·         ¾ de xícara de pão, em cubos de 1 a 2 cm (tamanho de garfada)
·         60 gramas de queijo parmesão ralado fino, dividido em 2
·         Sal e pimenta-do-reino
·         1 gema de ovo
·         1 colher (sopa) suco de limão
·         2 a 6 filés de anchova (a gosto)
·         1 colher (chá) molho inglês
·         1/3 cup óleo de canola
·         2 alfaces romana, folhas grandes rasgadas com a mão, pequenas deixadas inteiras

1.       Pré aqueça o forno a 180 graus. Num bowl pequeno misture as três colheres de sopa com o alho e mexa por uns 30 segundos. Transfira para uma peneira fina sobre outro bown e coe o azeite, espremendo bem o alho. Reserve o alho. Adicione os cubos de pão ao azeite de alho e misture bem, adicione duas colheres (sopa) do parmesão, sal e pimenta e mexa novamente. Transfira para uma assadeira e asse até que estejam dourados claro e crocantes, cerca de 15 min. Remova do forno e misture com mais duas colheres (sopa) de parmesão.
2.       Enquanto os croutons estão no forno, prepare o molho. Combine a gema, suco de limão, anchovas, molho inglês, alho reservado e ¼ xícara do parmesão em um recipiente que comporte o mixer bem justo. Com o mixer em atividade, vá adicionando  o óleo de canola até se formar uma emulsão cremosa. Transfira para um bowl médio e batendo com um fouet, adicione o azeite. Tempere a gosto com sal e pimenta.
3.       Para servir, misture a alface com algumas colheres de sopa do molho, adicionando mais se desejar. Adicione metade do queijo parmesão que resta, ¾ dos croutons e misture novamente. Sirva com o resto do parmesão e croutons por cima.

Nossa próxima salada será um excelente coleslaw!


Abraços                               

Nenhum comentário:

Postar um comentário