segunda-feira, 16 de junho de 2014

A íncrivel Lasagna de Vegetais!

Nunca consegui definir direito o que é uma lasagna. Sempre pensei nela como um macarrão montado em camadas intercaladas de molho bolonhesa e bechamel e finalizada no forno. E de fato é isso mesmo.

Lasagna é outro tipo de massa, assim como o spaghetti, o fettucine, o farfalle. Provavelmente é uma das mais antigas que existe. O prato que conhecemos nasceu na Bolonha, mas parece que fez mais sucesso aqui do que lá.

Conclusão. Faça uma lasagna com qualquer ingrediente que você tiver disponível. Desenvolvi essa receita pensando em destacar dois alimentos que adoro. A ervilha e o brócolis.

Comecei a pensar sobre como poderia adicionar sabor a receita. Encontrei na geladeira várias cascas de parmesão secas e tive a ideia de fazer uma infusão com essas cascas, ervas e alho, e usar esse líquido para cozinhar a massa. Também resolvi usar o talo do brócolis picado finamente para compor meu molho, uma parte que a maioria das pessoas joga fora, o que é um pecado, pois há muito sabor ali. Ficou espetacular.

A maneira mais gostosa (e simples) que preparo o brócolis é simplesmente temperando com sal, pimenta e azeite, leva ao grill a 250 graus até adquirir partes tostadas. Pensando nisso a finalização da minha receita estava definida.

Sempre que for preparar algo, pense antes, como posso melhorar esse prato, como posso fazer uso de tudo o que meus ingredientes fornecem? É assim que você acaba surpreendendo a todos, inclusive a você mesmo.

Para 6 pessoas:
·         1 cebola roxa média picada finamente
·         3 dentes de alho picados finamente
·         1 cabeça de brócolis pequena
·         400 g de ervilhas congeladas
·         1 maço de hortelã
·         150 ml de creme leite de caixinha (17-20 % gordura)
·         1 limão
·         300 ml de água fervendo / caldo de vegetais / infusão
·         220 gramas de queijo minas frescal ou ricota fresca
·         30 ml de leite
·         250 gramas massa de lasagna pré cozida
·         Queijo Parmesão
·         Azeite de oliva extra-virgem
·         Tomilho Fresco

1.       Pré aqueça o forno na temperatura mais alta.
2.       Separe as flores do talo do brócolis e pique finamente o talo. Descarte as partes extremamente fibrosas. Tente deixar as flores em tamanhos uniformes.
3.       Misture o queijo e o leite e amasse com um garfo.
4.       Leve uma frigideira ao fogo, adicione azeite e refogue a cebola com um pouco de sal até ficar translúcida. Adicione o alho, espere liberar o aroma, adicione os talos de brócolis, um pouco da água e abaixe o fogo, cozinhe até o talo amolecer.
5.       Adicione as ervilhas e o creme de leite. Pique as folhas do hortelã e adicione junto com as zests do limão.
6.       Amasse metade do conteúdo da panela com um amassador de batatas (opcional). Adicione o quase toda á água e adicione metade do queijo. Cozinhe até obter uma consistência cremosa. Acerte o sal.
7.       Leve uma assadeira média ao fogo, coloque ¼ do conteúdo da frigideira para cobrir o fundo, cubra com uma camada de massa e uma bela camada de parmesão ralado. Repita as camadas até acabar a mistura de vegetais, finalizando com massa. Misture o restante da água/caldo com o queijo e distribua por cima.
8.       Tempere as flores do brócolis com sal, pimenta e azeite e distribua por cima da lasagna. Empurre tudo para baixo com as costas de uma colher para compactar. Finaiza com as folhas de tomilho e queijo parmesão. Aumente o fogo e quando começar a borbulhar leve ao forno por 8 minutos.
9.       Retire e sirva.

Dá um pouco de trabalho, mas fica sensacional.


Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário