segunda-feira, 9 de junho de 2014

Southern Tier Porter com Peixe Frito na Massa de Cerveja

Esse é um daqueles pratos que quando você termina de comer, já pensa quando irá fazer de novo. Essa receita garante um peixe com a massa muito crocante por fora e a carne extremamente suculenta e úmida por dentro.

O ingrediente chave para o sucesso e diferencial dessa receita é justamente nossa querida gelada. E aqui nós iremos querer ela do jeitinho que todo brasileiro gosta, estupidamente gelada. Os motivos:

·         Quanto mais fria a cerveja, mais tempo ela irá segurar sua carbonatação.
·         Líquidos frios inibem a formação de glúten.
·         A receita pede apenas 240 ml de cerveja. Ou seja, quando você terminar o preparo, ela estará na temperatura ideal para ser degustada.

Quanto ao estilo da cerveja, você pode variar. Apenas escolha um estilo que tenha alta carbonatação. O sabor da cerveja irá sim influenciar no resultado final. Cervejas mais maltadas e escuras irão influenciar a coloração final da massa.

Utilize peixe de carne branca firme. Já fiz com Saint Peter e Tilápia, ficou muito bom com os dois. Esse método com certeza fará alguma sujeira na suas mãos, mas vale a pena!

A harmonização hoje é totalmente cultural, vem da Inglaterra. Busquei lembrar os trabalhadores ingleses dos portos e cais, que ao sair do trabalho, adoravam parar para um pint de cerveja escura e um belo fish and chips (batata e peixe frito). A cerveja Porter chama-se assim justamente para homenagear essas pessoas.


·         1,5 litros de oleo vegetal
·         1 ½ xícara de farinha de trigo (180 gramas)
·         ½ xícara de amido de milho ou maizena (75 gramas)
·         Sal e Pimenta do Reino ralada na hora
·         1 colher (chá) de fermento (5 gramas)
·         ¼ colher (chá) de páprika (1,25 gramas)
·         340 gramas de filé de peixe, cortados em 4 partes iguais
·         1 xícara de cerveja (240 ml)

·         Aqueça o óleo numa panela larga a 180 graus. Combine 1 xícara da farinha, o amido de milho, 1 colher (chá) de sal, ½ colher (chá) de pimenta preta, o fermento e a páprika e misture com um batedor de arames (fouet). Em outro bowl coloque o resto da farinha de trigo. Adicione o peixe e mexa para cobrir.
·         Adicione a cerveja para a mistura de farinha e amido de milho e misture apenas até formar uma massa. Se tiver alguns caroços de farinha não há problema. Transfira o peixe para essa massa e mexa para cobrir. Trabalhando um pedaço de cada vez, pegue o peixe e deixe o excesso de massa cair. Retorne ele para o bowl com farinha de trigo, e rapidamente cubra dos dois lados. Pegue o peixe, e mexa gentilmente com os dedos abertos para se livrar do excesso de farinha. Com cuidado coloque no óleo quente. Repita com os outros peixes.
·         Cozinhe, mexendo a panela gentilmente e agitando o óleo com uma escumadeira ou pinça constantemente, virando o peixe até que esteja dourado e crocante dos dois lados, uns 8 minutos no total. Escorra em um prato com papel toalha e tempera imediatamente com mais sal.

Fica excelente com o cole slaw do Panela! Molho tártaro também é perfeito.
Será que está suculento?

 Abraços e boa semana a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário